Indicado ao Nobel da Paz realiza palestra no Dante

Publicado em 20 de maio de 2015 às 17:35

O psiquiatra chileno Claudio Naranjo, indicado para o prêmio Nobel da Paz 2015, veio ao Colégio Dante Alighieri em 5 de maio para realizar uma palestra com o seguinte tema: Por que penso que somente uma transformação na educação poderá salvar o mundo. O encontro foi organizado pela equipe da Fundación Claudio Naranjo, que voltará ao Dante em agosto para realizar o Encontro de Educadores.

Na abertura do evento, o psiquiatra demonstrou grande satisfação por ter vindo ao Colégio, já que o poeta Dante Alighieri teria sempre lhe servido de inspiração filosófica e política. Sobre o título que deu à palestra, Claudio disse ter se perguntado se a ideia da necessidade de salvar o mundo seria consensual. “Há quem esteja muito bem hoje em dia, e que talvez prefira que o mundo não mude muito”, disse, apontando, também, as desilusões explicitadas nos últimos anos com o advento de novas tecnologias. “Não se via que o progresso tecnológico levaria à deterioração da ética.”

Usando a sua trajetória de aluno do ensino básico como exemplo, o psiquiatra lembrou que os métodos de educação muitas vezes podem colaborar mais com o enclausuramento das pessoas do que com a expansão de seus movimentos e ideias. Ele comentou que muito da metodologia de ensino nas escolas hoje em dia visa, mais do que estimular a criatividade, tornar as pessoas previsíveis. “A consciência pessoal e a qualidade humana são pouco valorizadas”, comentou.

Erguendo-se justamente contra essa baixa valorização das faculdades individuais, Claudio abordou a importância da educação como meio de evitar a imposição de costumes. “Ela deve servir para transformar as pessoas em seres integrados, felizes, conscientes e críticos. Mas, para isso, é necessário ter um programa de formação que o mundo não oferece”, falou.