InCiência nº 1 apresenta pesquisas premiadas em feiras internacionais

Publicado em 11 de fevereiro de 2012 às 18:57

Lançada oficialmente pelo Colégio Dante Alighieri na última quinta-feira, com direito a uma mesa-redonda com importantes incentivadores da ciência brasileira, a revista InCiência de número 1 traz matérias que mostram pesquisas de pré-iniciação científica premiadas em feiras nacionais (como a Febrace) e internacionais (como a Mostratec e a Intel-ISEF). A versão digital da revista pode ser acessada por meio do site www.colegiodante.com.br/inciencia.

Na primeira edição da revista, o Colégio Dante está representado por dois alunos. Victor Marelli Thut, com a pesquisa “FAC – Fotobiorreator para Absorção de Carbono”, apresenta uma alternativa para diminuir a quantidade de gás carbônico no meio ambiente. Graças a esse trabalho, o aluno se classificou em primeiro lugar na categoria “Destaque em Inovação” da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

Já Leonardo de Oliveira Bodo ficou com a segunda colocação na categoria “Microbiologia” na Intel ISEF (International Science and Engineering Fair) com o projeto “Tecendo saúde: a tecitura de substâncias antimicrobianas a partir da ooteca da aranha Phoneutria nigriventer”, no qual demonstra que a ooteca da aranha pode ter substâncias antibióticas, capazes de matarem fungos e bactérias causadores de doenças.

Ainda no campo da saúde, a InCiência conta com o artigo “Análise de impregnação de nanopartículas de dióxido de zircônio e de prata com quitosana em um tecido para tratamentos de saúde”, de Kawoana Trautman Vianna, da Fundação Escola Técnica Liberato Sauzano Vieira da Cunha. Na pesquisa, primeira colocada na categoria “Iniciação Científica” do prêmio Mercosul 2010, a autora defende a tese de que meias especiais podem evitar amputações em diabéticos.

Vencedora da categoria “Ciências Sociais e Comportamentais” da Intel ISEF 2010, Tamara Gedankien, ex-aluna do Colégio Bialik, argumenta que a matemática pode ser entendida com mais facilidade se o seu ensino tiver relação com o cotidiano do aluno. A proposta está nos artigos “Em busca da ciência perdida: as perdas epistêmicas e o caminho para o paradigma único” e “Guemará e Guemátria: um estudo de caso sobre os efeitos da contextualização sociocultural da matemática”.

Karoline Elis Lopes Martins também participou da Intel ISEF 2010 e conseguiu a terceira colocação na categoria “Gestão ambiental”. Desenvolvido no Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), seu trabalho – intitulado “Construção de um canal com garrafas pet acoplado ao concentrador solar: sistema de fluxo contínuo de água solarizada com alternativa para desinfecção microbiológica em estação de tratamento de água” – aborda a possibilidade de se usarem garrafas pet para baratear o tratamento de água.

A edição inaugural da revista InCiência apresenta também entrevistas com a ex-aluna do Dante profa. dra. Helena Nader, atual presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), e com Adalberto Fazzio, assessor de Nanotecologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, além de um ensaio fotográfico com imagens relacionadas às áreas de ciência e tecnologia.

Em um artigo especial, o presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, registra um pouco da ciência desenvolvida na Escola na década de 1930, quando Cesar Lattes, que viria a se tornar um grande nome da física, estudou no Dante. Por fim, a profa. dra. Roseli de Deus Lopes, presidente da Febrace, assina uma coluna sobre iniciação científica e tecnológica nas escolas.

Sobre a InCiência

Levando em conta que a pesquisa científica no Brasil tem mais destaque no nível superior e na pós-graduação, a revista InCiência pretende dar espaço para a divulgação de trabalhos de alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas brasileiras – e não só do Colégio Dante.

Os jovens que trabalham com pré-iniciação científica e quiserem participar da publicação precisam enviar seus artigos para inciencia@colegiodante.com.br.

Uma comissão de professores-pesquisadores avaliará o trabalho. Caso a pesquisa seja aprovada, os responsáveis pela revista entrarão em contato com o aluno-pesquisador para publicar o artigo naInCiência.

Confira a primeira edição da revista InCiência clicando aqui: