Gincana solidária envolve tecnologia e história

Publicado em 20 de outubro de 2014 às 16:45

O Colégio Dante Alighieri realizou, em 20 de setembro, uma nova edição da gincana HisTec, uma parceria entre os departamentos de História e de Tecnologia Educacional em prol do conhecimento e da solidariedade. No decorrer das quatro horas de evento, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental discorreram sobre três temas: mitologia grega, olimpíadas e as copas do mundo de futebol.

Em favor da solidariedade, uma das atividades consistia na arrecadação, pelas diferentes turmas, de latas de leite em pó e achocolatado para doação. Ao todo, os dantianos conseguiram, entre a semana anterior ao evento e o dia 20 de setembro, uma tonelada e meia de alimentos.

Feita a contabilização da pontuação de cada classe nas diversas atividades, entre as quais a doação dos produtos, o 7º ano E foi a turma vencedora. Tal conquista, porém, não era a finalidade própria da gincana, como lembrou o coordenador do Departamento de História, professor Carlos Diago, na abertura do evento. “A vitória nem sempre consiste em vencer a disputa. O que importa, aqui, é que todos se uniram por uma causa muito importante, e, por isso, todos vocês são vencedores”, afirmou.

A primeira parte da gincana consistiu em uma bateria de perguntas e respostas sobre curiosidades das copas do mundo. Cada classe tinha um painel com 16 envelopes (apenas 12 seriam escolhidos no decorrer da atividade) contendo principalmente perguntas. A cada nova rodada, as equipes tinham três minutos para pesquisar e responder às questões. Ao todo, havia 14 envelopes com perguntas e dois coringas, um envelope com um ponto bônus, e outro com uma penalização igualmente de um ponto.

A etapa seguinte requereu dos alunos respostas, por meio dos tablets do Dante, a um questionário disponibilizado no Moodle. Ao todo, foram 40 perguntas de História. Depois do intervalo, foi a vez da última atividade do dia: garantir o cumprimento dos “12 trabalhos de Hércules”, tarefas disponibilizadas on-line, com antecedência, pelos professores. A proposta da atividade foi desafiar os alunos a realizar uma busca de elementos remissivos à história dantiana e a fatos do Brasil e do mundo.

Eis a lista de trabalhos: Trazer uma miniatura do mascote da Copa do Mundo; trazer uma nota de um cruzeiro de 1954; trazer um dracma (moeda grega que, até a implantação do euro naquele país, era a mais antiga a circular no mundo); trazer um jornal original noticiando a derrota do Brasil para o Uruguai na copa de 1950; trazer um ingresso original da partida entre Brasil e Alemanha em 2014; trazer um postal original com selo enviado da Grécia para o Brasil e um de Roma para o Brasil; um passaporte original grego; trazer uma bebida Crush ainda lacrada; trazer um ex-professor que tenha trabalhado no Dante por pelo menos dez anos; trazer uma moeda comemorativa da Copa lançada pelo Banco Central em 2014; e trazer uma nota de dez reais da edição comemorativa dos 500 anos de descobrimento do Brasil.

no images were found