"Eppur si muove"

(Ainda assim, está em movimento.)

Galileo Galilei

MUDAR O MUNDO

Para o Dante, trabalhar para um mundo melhor vai muito além do discurso.

Nossos jovens colocam a "mão na massa" e, com a estrutura oferecida pelo Dante, além de diversas parcerias com universidades e outras instituições, podem pôr em prática seus sonhos e fazer, cada vez mais, com que se tornem reais. Os projetos dos alunos falam por si.

VEJA MAIS NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE.

"

Que o teu objetivo consista em pôr no teu trabalho
algo que se assemelhe a um milagre

Leonardo Da Vinci

O jeito Dante de ensinar

O jeito Dante de ensinar e de aprender é ir além, e nós acreditamos nas conquistas que nossos alunos e alunas podem alcançar.

Além do tradicional

"À frente do seu tempo, desde 1911." Nossa imagem é a de um "colégio tradicional de São Paulo", e carregamos essa definição com muito orgulho. Mas somos, desde 1911, um colégio contemporâneo.

Somos tradicionais porque existimos há mais de 100 anos e acumulamos, ao longo da nossa história, valores e características que nos dão robustez para sermos ousados e pioneiros. Somos tradicionais, mas em compasso com o tempo presente e futuro. A diferença que existe aí ajuda a nos definir.

Nossos constantes investimentos em tecnologia voltada às ciências naturais e humanas mostram, de forma crescente, que não paramos no tempo, e sim estamos sempre à frente dele.

Além do vestibular

Sim, nós continuamos preparando e encaminhando nossos alunos para entrar nas melhores faculdades e universidades do Brasil e do mundo, e continuamos aprimorando mais e mais as notas no Enem.

Nossos esforços, porém, vão muito além disso. Focamos na preparação dos nossos alunos e alunas para um mundo que vai além dos vestibulares, um mundo cada vez mais desafiador, incerto, complexo e em constante mudança e transformação.

Preparamos nossos alunos para compreender o mundo como ele é e nele intervir para -torná-lo um lugar melhor e mais justo.

Além do
mercado

Nós preparamos os alunos e alunas para o mundo do trabalho e não somente para o mercado do trabalho. Entre os nossos ex-alunos e alunas temos juristas, médicos, professores, empreendedores, cientistas, atores, físicos, publicitários, filantropos, políticos, ministros, músicos, pesquisadores, historiadores, geógrafos, biólogos, antropólogos, filósofos, matemáticos, engenheiros, chefs, economistas, e tantas outras carreiras.

E todos brilhantes. Nós preparamos nossos alunos e alunas para que sejam indivíduos capazes de pensar por si mesmos e para que sejam protagonistas da sua própria aprendizagem e da sua própria história, independentemente da carreira escolhida.

"

Não é a terra que constitui a riqueza das nações, mas
ninguém se convence de que a educação não tem preço.

Rui Barbosa

STEAM-S

STEAM - Science, Technology, Engineering, Arts and Math - é uma abordagem pedagógica que integra várias áreas do conhecimento com a tecnologia e a arte, permitindo que o aluno esteja preparado de forma mais abrangente para o desenvolvimento de habilidades e competências.

Agora, o Dante utiliza novas metodologias e abordagens de ensino, mas não para por aí.

O ensino do Dante já contempla a abordagem STEAM, e vai além. Nós criamos o STEAM-S, que considera o Social Studies como uma área do conhecimento imprescindível para elaborar soluções integradas e holísticas para problemas complexos. O estilo do Dante é singular e baseado em diversas abordagens que procuram desenvolver as quatro habilidades essenciais para este século: a colaboração, a comunicação, a criatividade e o pensamento crítico.

"

Considere a sua origem. Foste formado
para seguir a virtude e o conhecimento.

Dante Alighieri (Divina Comédia, Canto XXVI Inf)