Formandos participam de cerimônia de colação do Dante

Publicado em 6 de janeiro de 2017 às 12:31

O Colégio Dante Alighieri recebeu, nos dias 19 e 20 de dezembro, alunos da 3ª série do Ensino Médio e seus familiares para a realização da colação de grau. A cerimônia foi promovida em duas ocasiões de modo a acolher devidamente os convidados. Na primeira noite, foram chamados os estudantes da 3ª série A à 3ª série D, enquanto, na noite seguinte, foi a vez de ganharem o canudo os formandos da 3ª série E à 3ª série H.

A mesa diretora reuniu, nos dois dias, o presidente do Colégio, dr José Luiz Farina, a diretora-geral pedagógica, prof. Silvana Leporace, a coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, prof. Elenice Ziziotti, e o prof. Jackson Fergson de Farias, paraninfo das turmas. Os professores homenageados neste ano foram Claudia Tuoni, Felipe Trafani, Gustavo Maximo, Milton Sgambatti Jr, Otacilio de Souza, Renato Dalla, Renato Correa Filho, Suely Takahashi, Eduardo de Angelis e Marcos Paulo Gerônimo.

No primeiro dia de colação, os oradores das turmas falaram em dois momentos: primeiramente, João Pedro Magnani e Pedro Casara Luz fizeram juntos o discurso e ressaltaram as amizades celebradas no Colégio, estendendo também os elogios à paixão dos professores pela atividade educacional. “Somos muito gratos a todo mundo. Essas pessoas nos ensinaram a entender as diferenças, nos ensinaram a entender o jeito delas, respeitar a opinião delas, e ajudaram a nos tornar pessoas melhores”, disseram. “O mais importante é a inspiração que os professores deram para a gente. Eles são a prova viva de quem ama o que faz. Você via a paixão nos olhos deles. A maior lição que eles deram para a gente foi a lição do exemplo e, por isso, nós, em nome do terceiro, queremos mostrar nossa eterna gratidão. Hoje saímos com a segurança de dizer que eles, que eram nossos professores, são, agora, nossos amigos”, completaram. Em seguida, a aluna Letícia Silva Sousa proferiu seu discurso lembrando alguns momentos-chave da trajetória dos alunos desde o Educação Infantil até o Ensino Médio, além de momentos marcantes dos professores em sala.

No segundo dia, os oradores foram Gabriel Bassoto de Abreu e Roberta Del Grande de Souza, que iniciaram sua fala agradecendo a oportunidade de representar todos os formandos. Em seguida, relembraram episódios vividos em sala de aula, mencionando os professores que os marcaram e, emocionados, se despediram dos colegas. “Com o coração apertado e orgulhoso, temos a honra de dizer que nos formamos com vocês no Colégio Dante Alighieri”, disseram.

Dando continuidade ao roteiro da festa, o prof. Jackson Fergson de Farias, paraninfo nas duas ocasiões, proferiu dois discursos distintos, um em cada dia, nos quais buscou não apenas agradecer e parabenizar os alunos pelos seus anos no Colégio, como também incentivá-los na nova fase de suas vidas. “Cada um de vocês é a prova de que nosso trabalho é um sucesso. Não desses comuns e que qualquer um consegue. Vocês, formandos, são um sucesso daqueles difíceis de conseguir e do qual nos orgulharemos sempre. Sejam felizes. Muito felizes”, finalizou Jackson em um de seus discursos.

Em seguida, foram chamados ao palco os formandos agraciados com o diploma de Menção Honrosa pelo desempenho durante o curso, entre os quais o 3º colocado foi Guilherme Novaes Gebara, o 2º, Julia Castro Constantino, e o 1º, Pedro Casara Luz. Por fim, passou-se um vídeo produzido pelo Colégio como uma forma de homenagear os formandos e, para marcar o encerramento da colação, executou-se o hino do Colégio Dante Alighieri.