Formandos do Dante participam de missa em Ação de Graças e colação

Publicado em 22 de dezembro de 2015 às 11:17

Os formandos do Colégio Dante Alighieri participaram, no mês de dezembro, de duas cerimônias que marcam suas saídas da instituição e o início de uma nova fase em suas vidas. A primeira delas, realizada no dia 12, foi a Missa em Ação de Graças. A segunda, por sua vez, foi a tradicional colação, realizada nos dias 16 e 17.

A missa em Ação de Graças, realizada no ginásio de esportes, foi celebrada pelo padre José Roberto de Abreu Mattos, da Paróquia Santa Joana D’arc, que, além de rezar com os presentes, proferiu um sermão no qual falou a respeito da importância de tomarmos nossas próprias decisões e fazer nossas escolhas. “Não tenham medo de apostar na vida em momentos melhores. Não tenham medo de escolher para a vida de vocês caminhos que possam levá-los à felicidade. O grande objetivo do homem é ser feliz”, disse o padre. “Nossa felicidade depende de Deus, mas também das nossas escolhas. Depende da esperança que impulsiona nosso coração”, completou. O evento foi finalizado com uma oração e um coquetel no pátio central do Colégio.

Diferente da missa, a colação foi realizada em dois momentos. No primeiro dia, as turmas A, B, C e D da 3ª série do Ensino Médio foram celebradas, enquanto, no dia seguinte, os festejados foram os estudantes das turmas E, F, G e H.

Após a entrada dos formandos, bem como de seus padrinhos e madrinhas, foram anunciados os professores homenageados pelos alunos. No primeiro dia, foram saudados os professores Danilo Claro Zanardi, Claudia Tuoni, Helena Russano Alemany, Jackson Fergson de Faria, James Ryo Kobayashi e Sérgio Barbosa de Souza. Já no segundo dia, foram homenageados os professores Danilo Claro Zanardi, Eduardo de Angelis, Everaldo Marino Vellardi, Lucas Kodama Seco, Marcelo Spindola da Silva, Renato Melhem Dalla, Sérgio Barbosa de Souza e Suely Maria de Oliveira Takahashi.

Em seguida, os alunos receberam os canudos com seus diplomas das mãos de seus paraninfos e professores homenageados e foram parabenizados pela mesa diretiva, composta pelo dr. José Luiz Farina, presidente do Colégio, profª Silvana Leporace, diretora-geral pedagógica, profª Elenice Ziziotti, coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, profª Suely Matiskei, assistente da Diretoria-Geral Pedagógica do Ensino Médio, e pelos paraninfos escolhidos professor Renato Correa Silva, no primeiro dia, e professor Jackson Fergson Costa, no segundo.

Dando continuidade ao evento, os estudantes escolhidos como oradores, representando as turmas de formandos, realizaram seus discursos com muita emoção e humor nos quais fizeram um balanço dos momentos mais marcantes que passaram no Colégio. “Hoje se formam alunos que estão no Dante desde os três anos de idade e tiveram a oportunidade de passar por momentos inesquecíveis e por todos os edifícios que formam este Colégio”, disse a aluna Lígia Rente Giancoli uma das oradoras do primeiro dia de colação. A aluna Cecília Benevides Crespi, também oradora, falou a respeito da vida escolar nos diferentes anos, desde o Jardim até o Ensino Médio. Já no segundo dia, os alunos Enrico Campos Rossini e Vitor Martes Sternlicht que emocionaram os presentes. “Além da educação, as amizades que nós fizemos aqui, o carinho de cada professor, de cada vigilante, de cada porteiro e auxiliar de limpeza, é único. É por isso que nós nos orgulhamos de ser dantianos e nos orgulhamos desses 14 anos que vivemos aqui. 14 anos de pura evolução”, afirmaram.  “Mestres? Sem dúvida alguma que sim. Mas porque também não sábios amigos? Afinal, o que é um amigo senão aquele que você eterniza em seu coração? E eu posso dizer com todo carinho que os senhores se eternizaram”, completaram.

Após os discursos dos formandos, os paraninfos também dedicaram sábias palavras aos dantianos que estão se despedindo do Colégio. O professor Renato Corrêa Filho, escolhido para o primeiro dia, falou sobre responsabilidades, experiências e como se tornar um ser humano melhor. “Se a transformação é inevitável que possamos escolher o caminho que ela deve seguir. Temos que aprender com nossas escolhas e tentar melhorar. Temos que nos relacionar com pessoas, nos decepcionar com elas, afastá-las ou tolerá-las. São esses caminhos e contatos humanos que nos definem e nos moldam para sermos o que desejamos ser”, disse o paraninfo. No segundo dia, o escolhido para discursar foi o professor Jackson Fergson de Faria. “Para concluir, desejo que sejam pacientes que curtam cada dia de uma vez que ao caírem levantem-se e continuem sua jornada com a certeza de que as cicatrizes tornam vocês mais resistentes. Que acreditem sempre que podemos ser melhores amanhã do que somos hoje”, disse. “Que vivam sempre com a alegria que tanto marcou nosso convívio. Obrigado e não se esqueçam de que na vida só há uma coisa realmente importante: ser feliz”, completou.

Por fim, no segundo dia, os alunos Guilherme Sivieri Pompeu de Sousa Brasil, da 3ª série G, Vitor Martes Sternlicht, da 3ª série F, e João Vitor Moreira de Arruda Villela Pellegatti, da 3ª série E, receberam o diploma de Menção Honrosa pelo ótimo desempenho acadêmico no curso, obtendo cada qual, respectivamente, a 3ª, 2ª e 1ª colocação. O evento foi finalizado com o som do sino do Colégio, que marca os horários de entrada, intervalo e saída, representando o fim do ciclo dos alunos no Dante. Após o sino, todos cantaram o Hino do Colégio.