Ex-alunos comemoram 50 anos de formados no Dante

Publicado em 23 de março de 2015 às 9:52

Em parceria com o Colégio Dante Alighieri e a AEDA (Associação de Ex-alunos do Dante Alighieri), um grupo de formandos de 1965 se reencontrou em uma visita ao Colégio para marcar o cinquentenário de suas saídas. O encontro foi marcado por discursos emocionantes e histórias da época.

A visita começou com um passeio pelas instalações do Colégio. Os ex-alunos visitaram o edifício Michelangelo e o Anexo, inaugurados em 1993 e 2006, respectivamente. Lá, puderam ver os trabalhos dos alunos do Maternal e Jardim que estavam expostos nos corredores.  Em seguida, foram à biblioteca – que, recentemente, passou por uma reforma completa e foi aberta novamente no início de março -, ao ginásio poliesportivo e às quadras externas.

Após o tour, o grupo se dirigiu ao auditório Guglielmo Raul Falzoni onde, em companhia de uma classe da 2ª série do Ensino Médio e da professora Silvana Leporace, diretora-geral pedagógica do Colégio, se reuniu para relembrar os tempos de escola.  Luiz Antonio Vergueiro, um dos organizadores do evento, por exemplo, falou sobre as diferenças entre as aulas da sua época e as atuais. Outro discurso que emocionou os presentes foi feito pelo maestro Walter Lourenção, que ministrava as aulas de Filosofia para a mesma turma de aluno. O antigo professor ressaltou a importância de manter as amizades e relembrou as vezes em que tomava café com os estudantes. “Era o momento favorito deles, pois era a única hora em que eu mais ouvia do que falava”, brincou.

Por fim, os ex-alunos receberam um diploma comemorativo para marcar os 50 anos desde a saída do Dante e o doutor José Luiz Farina, presidente do Colégio, encerrou o evento com um discurso no qual agradeceu a presença de todos e destacou o valor de manter antigas amizades mesmo após tantos anos. Em seguida, todos se dirigiram à AEDA acompanhados por Paolo Fabbriziani, presidente da associação, para um almoço.

Fábio Pecciacco, ao lado de Luiz Vergueiro e Oswaldo Tavares – os três formandos e organizadores – comentou como o encontro proposto foi agregador e emocionante. “É incrível ver como conseguimos manter a nossa amizade a mesma. Reencontrar antigos amigos é sempre recompensador”, afirmou. Luiz Vergueiro também reforçou a emoção do encontro. “Nós nos encontramos aos 25 e 30 anos de formados. Sem dúvidas que o cinquentenário precisaria ser um evento especial e, sem dúvidas, foi”, comentou.

Como forma de preservar uma época tão importante em suas vidas, o grupo entregou ao Colégio um conjunto de documentos da época em que estudaram no Dante Alighieri, como um diário de classe roubado da 3ª série B de 1965 e uma coletânea com todas as edições de O Xereta, um jornal produzido e distribuído pelos alunos nos anos de 1964 e 1965. Todo o material será guardado no Centro de Memória.