Ex-aluno do Dante se torna advogado da União

Publicado em 7 de março de 2017 às 17:41

O ex-aluno do Colégio Dante Alighieri Rubens Ventura de Almeida, formado em 2006, tornou-se, recentemente, advogado da União, cargo público que exige profundo conhecimento jurídico e ampla dedicação à carreira.

O concurso, iniciado em julho de 2015, foi concluído em dezembro de 2016, após a superação de cinco etapas formadas por uma prova objetiva, provas dissertativas e de práticas jurídicas, prova oral, sindicância de vida pregressa do candidato e títulos. Para isso, Rubens afirmou ter se preparado durante dois anos, de domingo a domingo, conciliando os estudos com a atuação na Procuradoria Municipal.

Em 23 de janeiro de 2017, ocorreu a solenidade de posse dos novos advogados da União, realizada no Quartel-General do Exército, em Brasília. O evento contou com a presença de familiares e com a participação da advogada-geral da União, a ministra Grace Mendonça, e do então ministro da Justiça e Cidadania, atualmente nomeado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, além de outras autoridades.

Segundo Rubens, o interesse em exercer uma função pública surgiu nos primeiros anos do curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). “Tive a oportunidade de ter um primeiro contato com a advocacia pública ao ocupar, por quase cinco anos, o cargo de procurador municipal”, comentou Rubens. “O deslumbramento foi imediato ao perceber a importância da função na vida das pessoas, promovendo, preventiva e repressivamente, a proteção do erário público, exercendo o controle interno de constitucionalidade e legalidade dos atos administrativos, e realizando as atividades de consultoria, fundamentais no desenvolvimento de políticas públicas estáveis e juridicamente seguras”, completou.

Sobre o próximo passo em sua formação profissional, Rubens disse estar animado com todas as possiblidades e ressaltou a importância do Colégio nessa conquista. “A expectativa criada quanto ao exercício das funções atribuídas ao cargo de advogado da União é enorme, por oferecer a carreira uma infinidade de áreas de atuação. Sobre esse ponto, é digno de destaque a profunda formação interdisciplinar e humana obtida no Colégio Dante Alighieri, mostrando-se como um grande diferencial na conciliação do pensamento jurídico com as diversas questões técnicas relacionadas a outros campos do conhecimento, aspecto inerente à ampla gama de pastas ministeriais que integram o governo federal e, portanto, sensível à atividade de representação judicial e extrajudicial da União”, afirmou.