Especialista em Direito Digital fala ao corpo docente

Publicado em 10 de fevereiro de 2012 às 19:26
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A advogada Patrícia Peck Pinheiro esteve no Colégio na noite de 8 de fevereiro, terça-feira, para uma palestra sobre o uso responsável da tecnologia na educação. Com o tema “Desafios da Educação na Era Digital – Uso e ético, seguro e legal das novas tecnologias”, o encontro, acompanhado por professores e membros da área pedagógica da escola, ocorreu no auditório Miro Noschese.

Patricia Peck Pinheiro é formada pela Universidade de São Paulo, com especialização em negócios pela Harvard Business School, MBA em marketing pela Madia Marketing School e capacitação em inteligência e contra-inteligência pela Escola de Inteligência do Exército. É autora do livro “Direito Digital” e coautora do audiolivro e do pocket book “Direito Digital no Dia a Dia”, ambos pela Editora Saraiva, além de ter participado em outras publicações da área. É também colunista do Conta Corrente da Globonews, do IDG Now e articulista do jornal Valor Econômico e das revistas Visão Jurídica e Partner Sales, entre outros. Ela também ministra aulas na pós-graduação em faculdades paulistanas, realiza treinamentos relacionados ao tema Conscientização de Segurança da Informação e Boas Práticas de Direito Digital, e foi premiada pelo Batalhão Escolar de Brasília, assim como condecorada pelo Estado Maior do Exército, em 2009, com a Medalha de Pacificador, a mais alta gratificação civil conferida pelas Forças Armadas Brasileiras, por seus serviços de educação, segurança da informação, cidadania e ética digital.

A palestra enfatizou a responsabilidade de pais e professores perante o uso cada vez mais frequente da tecnologia por parte de crianças e adolescentes, considerados ‘nativos digitais’ pelo contato constante com os novos aparatos tecnológicos. Para a advogada, entender a legislação vigente e ensiná-la é fundamental para o bom andamento do relacionamento entre pais, instituições e professores.

Patrícia abordou também os principais conceitos sobre a liberdade de expressão online e offline, ressaltando que essa liberdade deve estar sempre atrelada aos cuidados com o conteúdo. O esclarecimento dessa precaução a estudantes e docentes pode incentivar o uso seguro de ferramentas como chats e redes sociais, além evitar comportamentos como o cyberbullying, por exemplo.

Para aprofundar os pontos vistos ao longo da conversa, cada professor recebeu uma apostila, com problemas éticos ou legais tirados de exemplos reais, tornando o conteúdo mais palpável e dinâmico.

“Toda ferramenta deve ser utilizada de maneira responsável, conforme a legislação em vigor. Não existem práticas ‘meio ilícitas’: ou se enquadram em nossas leis ou estão fora das bases legais”, comenta Patrícia.  “A escola pode potencializar o melhor de cada aluno, assim como a tecnologia, então, se decidimos promover o uso, é necessário ensinar o que é correto”, complementa.

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