COLÉGIO DANTE ALIGHIERI

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA - NÍVEL MÉDIO

WEBQUEST: DOENÇAS TROPICAIS

 

                                       

“DENGUE: 1º CASO DE HEMORRÁGICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO”
 

 


        

 

 

 

 

 

 

 


      

 

 

            “SOMENTE NO ANO DE 1999, DOENÇA DE CHAGAS MATOU 5.760 PESSOAS”

“AVANÇOS DA MALÁRIA NA AMAZÔNIA AMEAÇA OUTRAS REGIÕES”
 

 


                             

 

“SE EU SOUBESSE , TERIA ME PROTEGIDO DO MOSQUITO, AFIRMA PACIENTE DE LEISHMANIOSE”
 

 

 

 


“CÓLERA: ERRADICAÇÃO DEPENDE DE HIGIENE E SANEAMENTO BÁSICO”

 

 

 

“AUMENTAM OS CASOS DE LEPTOSPIROSE POR CAUSA DAS ENCHENTES” 

 

 

 

 

 

 


Manchetes como estas têm sido lidas por muitos de vocês em diferentes ocasiões, em revistas ou jornais, não é mesmo?

 

         E, será que pararam para pensar sobre essas doenças que atingem o homem brasileiro, tornando-o muitas vezes inutilizado para o trabalho e com uma qualidade de vida ruim?

        

Tiveram curiosidade de relacionar tais doenças com as condições de higiene ou de moradia da grande maioria dos brasileiros?

 

        

 
Fizeram a vocês mesmos perguntas tais como:

 

“Há vacina para a doença em questão?”

 

“Como essas pessoas adquiriram a doença?”

 

“Quais medidas poderiam ter sido tomadas a fim

 de  evitá-las?”

 

“Que sintomas permitiriam identificar esta ou

aquela doença?”   

        

 

        

 

ESTE TRABALHO É DIRIGIDO A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

 

 

Ao terminar esta pesquisa o aluno estará melhor informado sobre os agentes etiológicos, o vetor, os sintomas e as medidas profiláticas em cada tipo de doença, e não irá dizer:

 Se eu soubesse, teria tomado cuidado com o mosquito!”

 

 

 

 

Tarefa

 

Processo

 

Desafio

 

Recursos

 

Avaliação

 

Autoras

 

 

 

TAREFA

       

 

        O seu trabalho consiste em procurar, para cada doença a seguir: dengue, febre amarela, cólera, leptospirose, mal de Chagas, malária e leishmaniose,  informações sobre os tópicos abaixo.

 

Caixa de texto:

a)        agente etiológico - (reino, filo, classe, nome científico e nome popular)

b)        vetor (transmissor) – (reino, filo, classe, nome científico e nome popular)

c)       medidas profiláticas mais importantes

d)        vacinas – se já existem, se estão sendo pesquisadas, etc

 

 

Caixa de texto:

e)   principais sintomas

f)      se há cura e como pode ser levada a efeito.

g)    áreas geográficas do Brasil e da América do Sul onde algumas das

   doenças pesquisadas são endêmicas.

 

 

 

 

ATENÇÃO: cada grupo escolherá duas das doenças citadas acima, sendo cada

uma delas  relacionada com agentes etiológicos de reinos diferentes.

 

                   

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                                      PROCESSO

 

 

        Inicialmente, você irá agrupar os agentes etiológicos de todas as doenças sugeridas segundo sua classificação biológica. Exemplo: bactéria, protozoário, etc.

 

 

Vírus

Protozoário

Bactéria Leptospira

              

 

Em seguida irá procurar, na relação de sites abaixo, as informações solicitadas para as duas doenças escolhidas pelo grupo.

 

         Procure complementar com figuras, tabelas, gráficos, mapas, procedimentos médicos e tudo mais que possa enriquecer seu trabalho.

 

 

 

 

 

         Na segunda parte do trabalho você irá procurar informações sobre as medidas já tomadas pelo Governo em nível municipal, estadual e federal para conter ou minimizar as conseqüências das doenças citadas.

 

 

Água tratada

Água poluída

 

 

 

          Para finalizar, você deverá pensar sobre as questões formuladas abaixo e tentar responder segundo suas próprias conclusões.

 

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DESAFIO

(Questões para pensar)

 

 

1-    “Antes de mais nada, é importante lembrar que o combate às doenças endêmicas no Brasil é responsabilidade dos governos, seja da esfera federal, estadual ou municipal.”

 

  Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.

 

 

2-    “A coletividade deve participar das atividades que visem impedir o desenvolvimento da doença”.

 

  Você está de acordo com essa afirmação? Discuta.

 

 

3-    O que você acha: matar mosquitos (vetores) ou vacinar? Discuta.

 

  

 

 

 

4- No caso da dengue, para a qual não há vacina, seria suficiente tentar exterminar o mosquito no Brasil, ou deveria haver um esforço conjunto de todos os países da América do Sul? Justifique sua resposta.

 

 

5- O que requereria menos recursos econômicos dos governos: medidas profiláticas ou curativas? Por que?

 

 

 

6- O que seria mais importante para melhorar a qualidade de vida do homem brasileiro: a prevenção, rapidez no diagnóstico ou novos métodos de cura? Discuta.

 

 

 

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                               RECURSOS E FONTES

 

 

Dengue

 

http://www.mre.gov.br/ndsg/textos/deng-p.htm

 

http://www.ic.unicamp.br/~981612/be/dengue7.html

 

http://jbonline.terra.com.br/destaques/dengue/comosepega.html

 

http://globonews.globo.com/GloboNews/article/0,6993,A245633-2,00.html

 

http://www.funasa.gov.br/pub/GVE/GVE0504A.htm

 

http://www.santalucia.com.br/virus/dengue.htm

 

http://www.olimpianet.com.br/utilidade/dengue/dengue.htm

 

http://www.sucen.sp.gov.br/doencas/dengue_f_amarela/texto_dengue_pro.htm

 

http://www.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/clinica_virtual/dengue.asp

 

 

Febre amarela

 

http://www.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/clinica_virtual/febre_amarela.asp

 

http://www.nib.unicamp.br/svol/cp000121.htm

 

http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/zoo/FA_informe.htm

 

http://www.unifesp.br/comunicacao/jpta/ed162/entrev.htm

 

 

Leishmaniose

 

http://www.exercito.gov.br/04Maoami/Saude/leishm.htm

 

http://www.saudeanimal.com.br/artigo99.htm

 

http://revista.fapemig.br/9/vacina.html

 

http://revista.fapemig.br/2/leishmaniose/

 

http://www.sucen.sp.gov.br/doencas/leish_teg/texto_leishmaniose_tegumentar.htm

 

http://www.prodam.sp.gov.br/sms/zoonoses/diagnostico/leishv.htm

 

 

Doença de Chagas

 

http://www.saudevidaonline.com.br/chagas.htm

 

http://www.sucen.sp.gov.br/doencas/chagas/texto_chagas_pro.htm

 

http://www.nib.unicamp.br/svol/chagas.htm

 

http://www.fapesp.br/ciencia5313.htm

 

http://www.jornaldocommercio.com.br/175anos/br_pressa/saude5.htm

 

http://www.escolavesper.com.br/doenca_de_chagas.htm

 

 

Malária

 

http://www.cives.ufrj.br/informacao/malaria/mal-iv.html

 

http://students.fct.unl.pt/users/ghb10213/mosquitos/doencas/malaria.htm

 

http://www.aed.org/publications/Malaria_brochure_Port.pdf

 

http://www.paho.org/portuguese/gov/ce/ce126_18.pdf

 

http://www.funasa.gov.br/pub/GVE/GVE0519A.htm

 

http://www.campinas.sp.gov.br/saude/doencas/malaria/malaria.htm

 

 

Cólera

 

http://www.funasa.gov.br/pub/GVE/GVE0502A.htm

 

http://www.exercito.gov.br/04Maoami/Saude/colera.htm

 

http://www.clorosur.com/beneficios.html

 

http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/Colera.htm

 

http://www.saudepublica.web.pt/Infec%C3%A7%C3%B5es/MacauColera/Colera1Prev.htm

 

http://www.santalucia.com.br/clinica-geral/colera-p.htm

 

 

Leptospirose

 

http://www.cives.ufrj.br/informacao/leptospirose/lep-iv.html

 

http://www.saude.sp.gov.br/html/lepto.htm

 

http://www.funasa.gov.br/pub/GVE/GVE0518A.htm

 

http://www.santalucia.com.br/clinica-geral/leptospirose.htm

 

http://www.saude.pr.gov.br/Agravos/Leptospirose/leptospirose_animal.htm

 

http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/biologicas/biologia/tc2000/bio39.pdf

 

 

 

 

 

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                                     AVALIAÇÃO

 

 

         O trabalho será avaliado por seu professor de Biologia, levando-se em conta:

 

a)    Qualidade  das informações obtidas nos itens solicitados.

 

b)    Respostas bem argumentadas na parte das questões para pensar.

 

c)    Qualidade e adequação das ilustrações (mapas, gráficos, etc)

 

     

 

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AUTORAS

 

 

Professora Nilce de Ângelo

 

Professora Suzette Castrucci Moysés

 

 

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