Equipes do Dante brilham em etapa regional da FLL

Publicado em 18 de dezembro de 2014 às 15:01

As duas equipes de Robótica do Colégio Dante Alighieri – GEETec e PEAR – obtiveram importantes conquistas na etapa regional da FLL (First Lego League), disputada em 13 e 14 de dezembro de 2014, no colégio Eduardo Gomes, em São Caetano do Sul-SP. Ambos os times conseguiram a classificação para a etapa nacional da competição de robótica, agendada para os dias 13, 14 e 15 de março de 2015, em Brasília. O tema da edição 2014/2015 da FLL é World Class (relacionado a inovações na educação).

Os professores Tania Cristina Pereira Luciano, Danilo Yoneshige, Adriana Freitas, Pamela Viviam Zuccari Silva e Miguel da Hora – todos do Departamento de Tecnologia Educacional – trabalharam com as duas equipes desde outubro, intensificando os treinos em dezembro. Esses docentes também estiveram com os estudantes nos dois dias de disputa da etapa regional da FLL em São Caetano do Sul.

A equipe PEAR (de “People in Entertainment and Robotics”) é formada por alunos do 7º e do 8º ano que estudam no período da tarde – os integrantes são Alessandra Rister Portinari Maranca, Giorgio Crisi Grotti, João Pedro Kayano Leal, Julia Cotta Hossepian, Mila Matalon e Pedro Ricardo Gava Rubio. No último fim de semana, além da classificação para a etapa nacional, o grupo pôde comemorar o 1º lugar na categoria “Processo de Pesquisa”, obtido com um estudo sobre como aperfeiçoar a maneira pela qual se aprende História.

Para obter esse prêmio, a PEAR teve que contemplar os seguintes aspectos: melhor fundamentação da pesquisa; número de fontes consultadas; melhor definição da questão-problema; revisão das pesquisas já realizadas; criatividade e clareza na apresentação para compartilhar a ideia.

“A PEAR possui alunos mais novos, mas que já conseguiram a segunda classificação para a etapa nacional da FLL. Isso mostra que eles têm um potencial muito grande”, afirmou Miguel da Hora, estagiário de Robótica do Departamento de Tecnologia Educacional do Dante, em referência ao fato de a PEAR já ter disputado a etapa nacional na temporada 2013/2014.

GEETec leva três prêmios

Formada há mais tempo no Colégio e contando com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio, a equipe do GEETec (Grupo de Estudos Experimentais em Tecnologia) comemorou três conquistas com um trabalho sobre como aperfeiçoar a maneira de aprender finanças: além da obtenção da vaga na etapa nacional da FLL, foi 1ª colocada na categoria “Desempenho do robô” e obteve o 2º lugar em “Champions Awards”.

Em “Desempenho do robô”, as equipes desenvolvem um robô que, em três rounds, precisa realizar missões relacionadas ao tema da FLL (no caso, educação) com máxima precisão e eficiência. O time GEETec somou 456 pontos para sagrar-se campeão dessa categoria.

Já em “Champions Award”, em que a equipe GEETec foi vice-campeã, são considerados três elementos: design do robô, projeto de pesquisa e core values (valores do torneio, tais como “somos um time”; “aprendemos juntos”; “o que aprendemos é mais importante do que o que ganhamos”; “nos divertimos”; “sabemos que nossos mentores e técnicos não têm todas as respostas”).

“No GEETec, há alunos com níveis diferentes de experiência em competições de robótica. Mesmo com essa diferença, todos se entrosaram muito bem, e os mais velhos passaram conhecimento aos mais novos. Os juízes até destacaram esse entrosamento”, afirmou Miguel da Hora.

Integraram a equipe GEETec na etapa regional da FLL os seguintes alunos: Gabriel Raniere Gomes Silva, João Pedro Resende Matos, Juliana Martes Sternlicht, Lino Gerardi, Ana Carolina Paixão de Queiroz, Dante Rovere, Gabriel Flegner Leite e Vitor Martes Sternlicht.

Evolução

A professora Tania Cristina Pereira Luciano, que tem acompanhado as equipes do Colégio nas competições de Robótica ao longo do ano, comemorou a evolução dos estudantes. “Estamos conseguindo trazer valores da FLL para as oficinas de Robótica do Colégio e tornando os alunos mais preparados para a disputa das competições”, disse, já prevendo bons resultados para 2015.

“Os alunos estão tão empolgados com a etapa nacional da FLL que buscarão melhorias para os projetos nas férias”, afirmou Tania.

no images were found