Diretora apresenta “case Dante” em palestra

Publicado em 9 de setembro de 2014 às 20:16

A diretora-geral pedagógica do Colégio Dante Alighieri, profa. Silvana Leporace, e a coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, profa. Valdenice Minatel, participaram do 1º Fórum de Captação e Retenção de alunos da Humus, em 29 de agosto. Na palestra “Case Dante Alighieri – as ações pedagógicas contribuindo para a fidelização e captação de alunos”, as professoras falaram sobre o trabalho e os diversos projetos do Dante que ajudam a manter sempre em alta a procura por vagas no Colégio.

O público da palestra foi composto por coordenadores e diretores de escolas interessados justamente em aprender como promover a captação e a fidelização de alunos não só por meio da publicidade. E esse é o caso do Dante, que, mesmo tendo adotado há algum tempo a política de não realizar anúncios em grandes meios de comunicação, segue com forte demanda de estudantes por vagas no Colégio.

“Destacamos nosso trabalho de trazer os ex-alunos para a Escola. Esses ex-estudantes gostam do Colégio, são acolhidos por nós e acabam trazendo os filhos para estudar no Dante. Essa ideia de tradição, de ter uma nova geração da família estudando no Dante é muito forte”, afirmou a professora Silvana Leporace.

Contudo, a política de fidelização do Dante não se baseia apenas na tradição, mas também na inovação. Tanto é que a profa. Valdenice Minatel apresentou, na palestra, o uso da tecnologia como um diferencial da Escola. “Procurei mostrar como tentamos encantar o aluno para que ele se sinta motivado a passar o dia todo no Colégio”, contou a coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional e do GEETec (Grupo Experimental de Estudos em Tecnologia).

Além das iniciativas na área de tecnologia, as professoras também apresentaram ao público da palestra outros projetos importantes do Colégio, como o programa de pré-iniciação científica Cientista Aprendiz, os módulosas imersões e o CineBio.

“Realizamos um trabalho pedagógico consistente. Somos um Colégio tradicional, mas que sempre busca a inovação. Então, os ex-alunos enxergam que o Dante mantém a tradição, mas que está preocupado em inovar. Temos diversos projetos de vanguarda. Além disso, mesmo sendo uma escola enorme, fazemos um trabalho de orientação educacional que procura conhecer cada aluno. Buscamos o contato direto tanto com os alunos que apresentam dificuldades, quanto com os que procuram oportunidades para desenvolver suas habilidades”, explicou a professora Silvana Leporace.

Cabe ressaltar também que, como forma de fidelização e captação de alunos, o Colégio utiliza ferramentas de jornalismo e marketing. O Departamento de Marketing atualiza o site e a página no Facebook da Escola com notícias sobre as atividades realizadas por alunos, professores, diretores e funcionários, além de publicar o Boletim Informativo duas vezes por ano com um resumo dos eventos dos dois semestres.

O Colégio ainda produz as revistas Dante Cultural (sobre as culturas italiana e brasileira), InCiência (sobre pesquisas de pré-iniciação científica de escolas do Brasil todo) e InArte (sobre arte). Além disso, a assessoria de imprensa não apenas realiza um trabalho de envio de releases para meios de comunicação informando sobre atividades e personagens do Dante, como também atende às demandas de veículos para a realização de reportagens.

Na parte de marketing, o Colégio promove palestras para pais, alunos e funcionários com renomados profissionais de diversas áreas, além de eventos culturais e festivos para a comunidade dantiana (como apresentações musicais, a festa junina e as confraternizações para ex-estudantes).

no images were found