Dantianos participam de oficinas de engenharia

Publicado em 26 de setembro de 2014 às 19:57

Em uma atividade organizada pelo Departamento de Química do Colégio Dante Alighieri, 80 alunos da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio visitaram a mostra Mauá Hands On, no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, em 20 de setembro. No evento – que busca apresentar os cursos universitários da Mauá aos estudantes –, os dantianos puderam participar de oficinas de engenharia.

As professoras Sueli de Oliveira, Claudia Tuoni, Márcia Barreiros e Margarida da Costa, todas do Departamento de Química do Dante, acompanharam os alunos na visita. Monitores da Teenager Assessoria Profissional, responsável pela organização do evento, também estiveram à disposição dos estudantes.

Na Mauá Hands On, os alunos participaram de oficinas de engenharia, principalmente das de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos.

“Na oficina de Engenharia Química, os professores da Mauá nos explicaram as atividades desempenhadas por um engenheiro químico. Eles nos deram muitas informações, foi muito interessante. Em seguida, aprendemos a produzir detergente”, descreveram as alunas Lívia Bernardi e Natalia Adam, ambas da 2ª série E do Ensino Médio.

“Já na oficina de Engenharia de Alimentos, nos deram rápidas explicações sobre máquinas e processadores, bem como sobre a função de um engenheiro de alimentos. Depois, ensinaram como fazer sorvete. Por fim, podemos degustar os sorvetes”, resumiram Lívia e Natalia, que pretendem cursar, respectivamente, as faculdades de Engenharia Química e Arquitetura.

Segundo a coordenadora do Departamento de Química do Dante, professora Clemance Maria Alves dos Santos, o fato de o Colégio ter levado alunos da 1ª e da 2ª série ao evento – geralmente frequentado por estudantes do último ano do Ensino Médio – surpreendeu positivamente os organizadores da Mauá Hands On.

“Na 3ª série do Ensino Médio, geralmente os alunos já estão mais decididos sobre o curso universitário que farão. Além disso, durante o ano, o Serviço de Orientação Educacional do Dante leva esses alunos a diversas faculdades. Já os estudantes da 1ª e da 2ª série ainda ficam um pouco distantes da universidade. Por isso, os levamos à Mauá. E o pessoal de lá gostou muito da ideia”, explicou.

Para a professora Clemance, a visita à Mauá Hands On foi uma forma de despertar o interesse dos alunos pelas ciências. “Muitos estudantes que não sabiam direito o que um engenheiro faz puderam ter uma noção na Mauá”, explicou.

no images were found