Dantianos criam canal de videoaulas no YouTube

Publicado em 15 de setembro de 2015 às 16:04

“Todo mundo se amontoa no Pedro pedindo apoio nos estudos. À época de uma prova de Física, eu também precisei da ajuda dele. Mas pensei, desta vez, que, melhor do que ele ajudar uma ou outra pessoa, poderíamos dar um jeito de ele conseguir esclarecer as dúvidas de todos. Foi daí que veio a ideia de gravarmos vídeos”, explicou João Pedro Magnani, amigo de Pedro Casara Luz, criador do canal “Pedro Ensina”.

O espaço virtual, disponível no YouTube, é um repositório de videoaulas preparadas e proferidas por Pedro. Criado há três meses, o canal conta, até o momento, com 11 vídeos que contabilizam mais de 3 mil visualizações. Já João Pedro tem, com o aluno Arthur Brazão, um projeto de produção audiovisual, o “Hold la Hand” (o nome surgiu de uma piada interna entre os alunos), responsável pela produção do “Pedro Ensina”. Em seu canal, ele posta vídeos dos bastidores das gravações.

Pedro Luz sempre gostou de ajudar os amigos com explicações sobre os temas abordados em sala de aula. “Quero ser professor”, assegurou. “Começamos a conversar com colegas para saber quais são os temas com que eles sentem mais dificuldade em lidar. Estamos selecionando, por exemplo, assuntos que caem em provas escolares e nos vestibulares. Um elemento que torna tudo mais interessante é o fato de eu explicar tudo do ponto de vista do próprio aluno”, explicou.

Os vídeos publicados até o momento abordam três disciplinas: Filosofia, Química e Física. Em Química, por exemplo, Pedro tratou de nomenclatura de hidrocarbonetos. Já em Filosofia, mais temas foram contextualizados, entre os quais consciência mítica, filosofia medieval e o trabalho do filósofo, físico e matemático francês René Descartes.

O retorno do público tem sido bastante positivo. “O curioso é que grande parte do feedback tem vindo de pessoas que não estudam no Dante”, explicou João Pedro. Entre os comentários, há elogios como “Boa aula. Incrível ter tão poucas visualizações. Te dou todo o meu incentivo”, “Ótimo conteúdo antes da prova” e “Esse vídeo me salvou na prova final. Tá muito bom”.

Motivados com a receptividade do público, tanto do Dante quanto de fora, os alunos também estão atentos aos investimentos necessários para seguir aprimorando a qualidade dos vídeos. Com menos de um mês de canal, por exemplo, eles começaram a usar um quadro branco – antes, a parte escrita da aula era realizada em cartolinas. Para melhorar a captação de áudio, Pedro deve começar a usar um microfone de lapela em breve.

Confira, a seguir, uma lista de reprodução com todos os vídeos de Filosofia publicados até o momento. (A lista com todos os vídeos pode ser encontrada clicando aqui.)