Dante se apresenta em evento da Google

Publicado em 3 de outubro de 2014 às 13:49

Professores do Colégio Dante Alighieri participaram, em 12 de agosto, da etapa brasileira da Google Science Fair*, evento global criado em 2011 pela Google para promover conversas destinadas a motivar os jovens, por meio de ações criativas, a trabalhar com ciências. Além de abrigar uma competição nacional entre estudantes que realizaram trabalhos inovadores, premiando ao fim os maiores destaques, a feira dá lugar ao intercâmbio de conhecimento entre professores e diretores de diversas escolas do país.

O Dante foi apresentado como um “case” de excelência, tanto por suas participações em feiras de ciências, quanto por seu trabalho com pré-iniciação científica. A responsável pela apresentação formal foi a coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia, professora Sandra Tonidandel. Também integraram a comissão do Colégio a diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, a coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, professora Valdenice Minatel, e os professores Fernando Campos de Domênico, Nilce de Angelo e Maria Teresa de Almeida.

Na ocasião, exibiram-se dados relevantes sobre o programa Cientista Aprendiz. Um dos números de destaque foi a participação de 320 estudantes ao todo entre 2006, primeiro ano da atividade, e 2014; chamou também a atenção o total de 19 professores trabalhando como orientadores ao longo desses anos bem como o conjunto de 231 projetos de pesquisa até agora desenvolvidos.

O crescimento do número de projetos de pesquisa também provocou admiração: em 2006, cinco projetos foram desenvolvidos, enquanto em 2014 o total foi de 56. Quanto aos alunos participantes, o salto foi de 33 em 2006 para 100 em 2014. Mereceu foco, também, a quantidade de prêmios conquistados nos oito anos de Cientista Aprendiz: 96 prêmios em feiras nacionais e 23 em feiras internacionais, entre os quais uma medalha de ouro, uma de prata e uma menção honrosa em junho, durante a Genius Olympiad.

Na ocasião, foram ainda exibidos três vídeos relacionados ao trabalho com ciências no Dante. Um deles é o clipe oficial de 2013 do Cientista Aprendiz, com o ponto de vista dos professores sobre as atividades. Os outros – um clipe sobre a participação em feiras internacionais, e o nomeado “O que eu vi da ciência?” – abordaram o aprendizado assimilado e as experiências vividas sob a ótica de alunos e ex-alunos. O público presente também pôde conhecer a InCiência, revista de pré-iniciação científica produzida pelo Dante.

*Mais informações sobre a Google Science Fair podem ser encontradas na entrevista com Victor Paolillo Neto, funcionário do Google, disponibilizada no Portal Aprendiz

no images were found