Dante realiza Festa do Atleta em ano com mais conquistas na história da instituição

Publicado em 2 de dezembro de 2016 às 12:45

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite de 23 de novembro, a edição anual da Festa do Atleta, evento especialmente destinado a celebrar a união e o empenho das equipes desportivas da instituição no decorrer de 2016. Desta vez, porém, a celebração teve um motivo a mais: o novo recorde anual em número de conquistas esportivas do Colégio.

Na abertura do evento, o ex-atleta e presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, enalteceu os alunos e técnicos, valorizando acima de tudo o empenho com que eles treinaram e disputaram no decorrer do ano, para o que, ainda segundo dr. Farina, não importava o número de vitórias obtidas.

“De qualquer maneira vocês são vencedores, pois vencer ou perder em certos momentos faz parte da vida. Mas vocês também obtiveram êxito em 95% das competições de que participaram, algo excepcional. Nunca vimos uma escola ganhando tantos títulos em apenas um ano”, disse.

Dr. Farina também aproveitou para falar dos atletas profissionais Serginho – bicampeão olímpico, da Copa do Mundo de Voleibol e do Campeonato Mundial de Voleibol, também considerado o principal líbero da história do vôlei – e Robert Scheidt, velejador bicampeão olímpico e 15 vezes campeão mundial de iatismo, tomados como exemplo de humildade e disciplina, questões importantes dentro e fora das quadras.

“É importante ter foco na vida. Nenhum atleta atinge seu objetivo se não tiver foco. A disciplina que vocês aprendem a ter no esporte vale para a vida. Saber ouvir, esperar e agir é algo que muitas vezes só se aprende no esporte”, concluiu.

O coordenador do Departamento de Educação Física, professor Carlos Nicolás, lembrou aos alunos que a prioridade não é obter os títulos, e sim, tal como apontado pelo dr. Farina, tornar os atletas dantianos cidadãos melhores. “Está muito claro que, para a diretoria, é irrelevante sermos ou não campeões nos esportes. A prioridade é que vocês sejam bons alunos e bons filhos, e, com isso, vocês já serão campeões”, disse. “Somos muito privilegiados, pois defendemos uma camisa que, além de centenária, é gloriosa.”

O professor Carlos aproveitou a ocasião para agradecer à diretoria, aos professores e aos funcionários de outros departamentos pelo apoio dado aos esportistas ao longo do ano, e também fez questão de enaltecer a presença da torcida dantiana nos jogos. “O incentivo de nossa torcida nos levou a importantes vitórias em 2016”, disse.

Esse comentário pode ser comprovado, por exemplo, com a vitória da equipe infantil masculina de basquetebol na Liga de Esportes Escolares, em 7 de novembro, contra o St. Paul’s. O técnico da equipe, professor Eduardo de Angelis, explicou que o time dantiano ficou atrás no placar durante quase toda a partida, e que, por estar jogando em casa, sabia que receberia o apoio massivo da torcida se alcançasse a outra equipe no placar – o técnico da outra equipe parecia saber o mesmo, razão pela qual redobrou os esforços para evitar esse acontecimento. Dito e feito: o Dante empatou, a torcida vibrou e a empolgação dos alunos fez com que eles não só passassem à frente no placar nos últimos minutos, como também fechassem a partida com uma vantagem de seis pontos: 37 a 31.

Na sequência da festa, os alunos assistiram a dois clipes preparados pelo Departamento de Audiovisual: o primeiro com cenas dos dantianos em ação nos esportes em 2016, e o segundo com referências à equipe das diretorias executiva e pedagógica, que apoiaram as atividades do departamento no ano letivo.

Para finalizar a primeira parte da celebração, o professor Carlos convidou o aluno da 3ª série do Ensino Médio Mateus Nasser de Carvalho Romano, também conhecido como “Mineiro”, a proferir algumas palavras sobre o que chamam carinhosamente de “família esportiva dantiana”. O aluno, que está se despedindo do Colégio, credita grande parte de sua formação ao apoio recebido pelo corpo docente da Educação Física.

“É um prazer estar aqui, falando desse pessoal tão importante. O Adriano [Jantalia] e o Edu [Eduardo de Angelis], por exemplo, sempre me ajudaram muito em tudo de que eu precisava, dentro e fora da quadra, e até fora do Colégio. Eles sempre se dispuseram a me ouvir e aconselhar”, contou. “Espero que vocês aproveitem, tanto quanto eu aproveitei, a vida fazendo parte dessa família.”

Na etapa final do encontro, o professor Carlos Nicolás conduziu a cerimônia de premiação dos atletas e técnicos homenageados pela Liga em 2016 pelo desempenho na competição, para, por fim, sortear, entre os alunos presentes, os banners comemorativos produzidos no ano para anunciar cada conquista das equipes. Confira, a seguir, a lista dos homenageados:

Vôlei
Julia da Costa Garcia (A12 Feminino)
Sofia Mascigrande Ribeiro do Valle Comini (A16 Feminino)
Professor Luís Patrício Sancho, melhor professor (A12 Feminino)

Basquete
Ysis Barreto Donati (A13 Feminino)
Matteo Tiso (A12 Festival)
Eduardo Carrara de Angelis (A18 Masculino)
Pedro Almeida Sacco (A12 Masculino)
Professora Juliana Poltroneri (A13 Feminino)
Professor Adriano Jantalia (A12M)