Dante realiza edição anual do SoletraDante

Publicado em 1 de dezembro de 2016 às 16:09

O Colégio Dante Alighieri realizou, nos dias 28 e 29 de novembro, a etapa final de mais uma edição do SoletraDante, competição entre os alunos do 5º ano baseada no quadro “Soletrando” do programa “Caldeirão do Huck”, transmitido pela TV Globo. Assim como na televisão, esse último momento consiste em uma disputa acalorada, com cada um dos finalistas sendo apoiado por sua torcida.

Antes da etapa final, todos os alunos de cada turma competem entre si em rodadas eliminatórias realizadas em sala de aula. Nessas rodadas, para se fazer a verificação da grafia das palavras, aos alunos devem digitá-las. Ao fim dessa fase, os três competidores com melhor desempenho na disputa são classificados para a etapa final, realizada no auditório Miro Noschese. Porém, diferentemente das rodadas anteriores, em que os alunos digitam as palavras, nesta última etapa eles devem soletrá-las, ou seja, pronunciá-las letra por letra em voz alta. O vencedor da final será um dos três melhores alunos de cada sala, que então disputam entre si, e não com alunos de outras classes.

Como ocorreu nas outras edições, os participantes da final foram “empurrados” pela torcida, que vibrava a cada acerto dos colegas e lamentava por seus erros, que inevitavelmente os levavam à eliminação. A coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, professora Symone Oliveira, explicou que essa é, de fato, uma atividade de que os alunos gostam de participar.

“É uma forma muito lúdica e dinâmica de trabalhar a ortografia, menos mecânica do que uma aula tradicional”, disse. “Não deixa de ser uma aula, mas a atividade se torna um evento que empolga muito tanto quem compete quanto quem assiste.”