Dante realiza edição anual do Dante Digital

Publicado em 23 de novembro de 2015 às 9:11

O Colégio Dante Alighieri, por meio do Departamento de Tecnologia Educacional, realizou, no dia 7 de novembro, o Dante Digital 2015, mostra de tecnologia que tem como objetivo apresentar às famílias de alunos e ao público visitante as principais atividades relacionadas com o tema que foram desenvolvidas no Colégio ao longo do ano.

Distribuídas em stands no pátio central e em salas nos edifícios do Colégio, as atividades incluíram oficinas de tecnologia e games, olimpíadas de robótica, exposições fotográficas e apresentações musicais e de luta.

A programação incluiu, em sua maioria, oficinas com diferentes atividades como a “Construindo o futuro com Minecraft”, que utilizou um game para explicar conceitos que envolvem a construção de uma cidade moderna”. Na ocasião, parceiros do evento também vieram expor suas ideias, como  a Axis School of Visual Effects, centro de treinamento que busca formar profissionais no campo da criação e efeitos visuais.

O evento também marcou grandes conquistas dos alunos. Na parte da manhã, realizou-se a entrega das medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Já no período da tarde, foi a vez da Olimpíada Dantiana de Robótica, que, envolvendo alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, tratou dos temas “Transporte inteligente do lixo”, “Ameaça do lixo”, “Sequência do lixo”, “Premiação stop Lego motion” e “Premiação robótica videoaulas”, respectivamente.

Assim como na Olimpíada, o tema da sustentabilidade também estava presente na mostra. Durante todo o dia foi feita uma coleta de doações de lixo eletrônico, oficinas específicas – como a oficina de sucata – reciclando e-lixo” – e visitas ao telhado verde do Colégio.

Atividades organizadas por diferentes departamentos também foram realizadas. O departamento de Arte, por exemplo, expôs trabalhos feitos por alunos, como o da exposição “Autorretrato”, feito por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A fotografia também esteve presente no dia por meio das exposições “Por onde andei”, do ex-aluno Pedro Graça, e “Barco Iris”, da fotógrafa Henny Freitas.

O dia também foi marcado por novidades. Além do lançamento do e-book “Focados Book: Manual do Jornalista Mirim”, o estúdio móvel, da TV Dante, projeto realizado pelos alunos da oficina de jornalismo Dante em Foco, foi inaugurado. A nova edição da revista Inciência, que contempla os projetos de iniciação científica vencedores de feiras como a Febrace, também teve seu lançamento no dia.

Para a professora Valdenice Minatel, coordenadora-geral de Tecnologia, o Dante Digital tem como objetivo reunir pessoas e parceiros que estejam verdadeiramente interessados em promover mudanças na educação por meio da tecnologia. “O evento trouxe uma interação com diversas pessoas, não só do Dante. Ele catalisou pessoas da comunidade educacional de São Paulo e outros estados e, além de assumir a importância de consolidar o papel da escola nesse cenário da tecnologia, também promoveu esse espaço de trocas no qual as pessoas demandam esse tipo de informação”, afirmou a professora.

Sob o ponto de vista da relação do evento com os alunos do Colégio, a professora também se manteve otimista. “Foi um prazer realizar essa edição do Dante Digital. Ele promove o protagonismo. Evidência as ações feitas no dia a dia escolar e, durante o evento, os alunos também são protagonistas. Estão sempre trabalhando, engajados, estudando, sempre com a mão na massa. Eles resolvem problemas e buscam soluções. A mostra da visibilidade do que nós fazemos no Colégio dentro da nossa conduta pedagógica. É um evento feito por alunos, para alunos”, disse a professora.

Outra grande novidade desta edição do Dante Digital é que ela fez parte, pela primeira vez, do São Paulo Tech Week , movimento que busca valorizar, inovar e empreender em São Paulo, trazendo iniciativas e eventos para conectar talentos, empreendedores e investidores.  Ele aconteceu de 3 a 9 de novembro e o Colégio foi a única escola de ensino básico presente no movimento.