Dante realiza 7º Simpósio do Cientista Aprendiz

Publicado em 10 de novembro de 2015 às 10:49

O Colégio Dante Alighieri realizou, no dia 17 de outubro, a sétima edição do Simpósio de Pré-Iniciação Científica do Cientista Aprendiz. Na ocasião, os alunos participantes do Cientista Aprendiz expuseram, para uma banca avaliadora, 32 trabalhos realizados por eles – individualmente ou em grupo – ao longo de todo o ano. Além disso, dantianos e seus familiares assistiram a uma palestra na qual acompanharam, além da apresentação de detalhes do programa, a premiação dos trabalhos dos alunos.

Organizado pelo Departamento de Ciências da Natureza e Biologia, coordenado pela professora Sandra Tonidandel, o evento teve início nas salas do edifício Galileo, onde os participantes do Cientista Aprendiz apresentaram seus trabalhos a avaliadores externos de grandes instituições de ensino, como USP, UNESP, UNIFESP, entre outras.  Neste ano, os trabalhos integraram sete categorias principais: Ciências Humanas, Meio Ambiente, Astronomia, Engenharia, Exatas, Saúde e Biologia.

Cada pesquisa segue uma linha de estudos apresentada em congressos de divulgação científica: primeiro, o trabalho com temas de suas preferências; depois, a formação de uma questão-problema; e. por fim, o levantamento de hipóteses. Após a obtenção e o registro dos dados, os alunos discutem os resultados entre si e com seus orientadores, elaborando, na sequência, o trabalho final para a apresentação.

Após a avaliação, deu-se início à cerimônia de apresentação do Cientista Aprendiz e à premiação dos projetos, realizada no auditório Miro Noschese, com um discurso da professora Silvana Leporace, diretora-geral pedagógica do Colégio, que deu as boas-vindas aos alunos e familiares. Em seguida, a professora Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica e do Departamento de Ciências, Física e Biologia, subiu ao palco para falar sobre o programa. “O foco principal do programa é fazer o aluno perceber o papel dele no mundo”, disse a professora. “Os pais com filhos nesse programa vão ter filhos que continuam estudando, vão bem na escola, fazem provas, tudo normal, mas, além disso, eles terão um filho que estará sendo incentivado e inspirado a olhar o mundo de forma diferente”, completou.

Em um primeiro momento, foi apresentado um vídeo de divulgação do Cientista Aprendiz com explicações dos professores a respeito do programa. Outro vídeo trouxe depoimentos de pais e ex-alunos, com estes falando a respeito da sua experiência no programa e de como sua participação nas pesquisas ajudou na própria formação.

Em seguida, Paulo Saldiva, ex-aluno do Colégio, médico patologista, professor universitário e pesquisador, realizou uma palestra na qual falou da importância da pesquisa científica, com destaque para o valor de trabalhar em um projeto de pesquisa. “Isso tudo passa a ser parte central de tudo, e você trabalha, se admira e está sendo pago para fazer o que você gosta. Felizes são os alunos que podem interagir dentro desse ambiente”, comentou.

Ao fim do discurso do dr. Saldiva, os alunos dos 7os, 8os, 9os anos do Ensino Fundamental II que passarão a fazer parte do Cientista Aprendiz foram presenteados com a entrega de credenciais que marcam o início deles no programa. “Estamos muito ansiosos para começar as pesquisas. O que mais gostamos é de poder fazer nossas próprias descobertas”, comentaram os alunos Victor Guimarães, André Caetano e Thiago Machado, do 8ºI.

Rogério Guimarães, pai do aluno Victor, se mostrou animado com essa nova etapa na vida do filho. “Eu acho essa oportunidade excelente. Ver o meu filho iniciando na carreira científica é muito satisfatório”, comentou. Ele também falou a respeito da iniciativa do Colégio em promover os estudos. “O Colégio despertou esse interesse nos alunos e oferece liberdade e direcionamento para que tudo seja feito com muito prazer e disciplina”, completou.

Após as boas-vindas aos novos alunos, foi a vez dos participantes do Cientista Aprendiz que apresentaram seus trabalhos naquela manhã serem premiados. Ao todo, foram nove trabalhos que receberam prêmios, mais um que recebeu uma credencial para uma vaga na Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, distinção essa conquistada pela aluna Lorena dal Collina Sangiuliano com o projeto “Identificando antígenos do leite nos alimentos”. “Eu estou muito animada com essa oportunidade. Eu amo fazer isso. Estou feliz com tudo que conquistei e agora ainda mais com esse prêmio e reconhecimento”, disse Lorena.

A aluna Alessandra Saad, do projeto “Identificação dos tubarões-lixa (Ginglymostoma cirratum) por meio de amostras de água com o desenvolvimento da técnica de DNA ambiental”, também se emocionou com a conquista. “É um sentimento incrível. Foram três anos fazendo este projeto. Receber este prêmio é um sentimento muito bom de realização”, disse a aluna.

Em seguida, a professora Valdenice Minatel, coordenadora-geral de Tecnologia do Colégio, apresentou aos presentes a revista Inciência, publicação produzida pelo Colégio que visa destacar os projetos de pesquisa vencedores de prêmios em eventos como a Febrace e Mostratec. “A revista valoriza todo o protagonismo, a autoria e, principalmente, a resiliência, essa obstinação para que eles consigam produzir ciência para que a gente tenha um mundo melhor”, afirmou a professora.

Ao final do evento, o presidente do Colégio Dr. José Luiz Farina subiu ao palco para parabenizar todos os alunos do Cientista Aprendiz. “Todos vocês são vencedores. Participar do programa Cientista Aprendiz já é uma vitória”, afirmou.

no images were found