Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Destaque / Ensino Fundamental / Ensino Infantil

Dante promove Semana Literária para alunos do Ensino Fundamental I e II

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 31 de agosto de 2016

O Colégio Dante Alighieri realizou, na semana de 15 a 19 de agosto, a Semana Literária, uma série de eventos de literatura destinados aos alunos do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Objetivo da proposta foi fazer as crianças mergulharem no universo literário por meio de conversas com escritores e contações de histórias.

Durante a semana, três tipos de atividades foram realizadas: Contadores de Histórias, Encontro com autor e Conversa com escritor.  A primeira consiste de um conjunto de apresentações em que se narra uma história aos alunos, enquanto a segunda é um bate-papo com o autor de um livro que esteja sendo estudado nas aulas. Por fim, a Conversa com escritor é um debate ente os alunos e um escritor acerca de determinado tema tratado pelo livro de outro autor.

No primeiro dia do evento, os alunos do 2o ano se dirigiram ao auditório Miro Noschese para assistir a uma peça apresentada por Paula Bega e sob a direção de Julio Avance. Nela, Paula faz o papel de uma senhora idosa para contar a história da obra Os amigos do Marcello, de Ruth Rocha. Com muita animação, Paula cria diversas brincadeiras no palco e, por meio de perguntas, interage com os alunos, que, por sua vez, acabam se divertindo bastante com a história.

Já na terça-feira, foi a vez de os alunos do 1º ano irem ao auditório para ver a apresentação do Grupo Girasonhos. Com muita música, um dos elementos que lhe distinguem o trabalho, o grupo fez uma apresentação que teve como tema o poema. Enquanto isso, na Biblioteca Infantil, as turmas do 4o ano se encontraram com o autor José Roberto Torero e Marcus Aurelius, autores do livro Chapeuzinhos coloridos. Nessa obra, os escritores reinventam a personagem da Chapeuzinho Vermelho, criando-lhe seis réplicas com características diferentes: uma quer ser famosa, outra, caçadora, e há até uma que adora comer bisteca de lobo, e por aí vai. No final do livro, os autores convidam os leitores a criar sua própria história.

Na quarta-feira, os dantianos do 3o ano se encontraram, na Biblioteca infantil, com o escritor Jonas Ribeiro, autor da obra Uma ilha a mil milhas daqui. Como de costume, Jonas apresentou seu livro aos alunos de forma lúdica, utilizando fantoches e outros brinquedos para ilustrar a história. No livro, Marcelo, um menino que adora seus avós, ganha um presente e viaja para uma ilha distante. Mas os avós, sentindo-se por isso abandonados, fazem o possível e o impossível para resgatá-lo.

No dia seguinte, o desenhista Bira Dantas, especializado em quadrinhos, ilustrações e charges, veio ao auditório Guglielmo Falzoni para conversar com os alunos dos 7os anos sobre o seu livro Dom Quixote em Quadrinhos, inspirado na famosa obra de Miguel de Cervantes.

Por fim, na sexta-feira, os alunos do 8º ano foram ao auditório Guglielmo Raul Falzoni e conversaram com Marco Haurélio, escritor e especialista em literatura de cordel, gênero literário caracterizado por versos rimados. No encontro, foi discutido o conto “Cartomante em Cordel”, de Machado de Assis. Já os alunos do 5o ano ouviram, na sala de estudos, a artista e escritora Kiara Terra, que abordou três histórias do livro Histórias Greco-Romanas, de Ana Maria Machado. De forma bastante dinâmica, Kiara apresentou as narrativas e interagiu com os alunos, que, por meio de perguntas, e ao ritmo das respostas, iam ditando o rumo da conversa.

De acordo com a professora Angela Martins, coordenadora da Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental, é importante que um evento como esse seja realizado. “Foi muito significativo. Trabalhamos com diferentes gêneros textuais, e isso sempre serve como um estímulo a mais para a aprendizagem”, afirmou. A professora Symone Oliveira, coordenadora do 2o ao 5o ano do Ensino Fundamental, concorda. “A Semana Literária é feita em cima dos livros trabalhados na sala de aula e serve como incentivo à leitura”, comentou. “Os convidados trabalharam de forma muito interativa e lúdica. Todos aprenderam e se divertiram”, completou.

A professora Maria Cleire Cordeiro, coordenadora do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, também elogiou a atividade. “Os convidados foram carismáticos, encantaram os alunos e trouxeram diversas novidades interessantes”, disse. “É essencial mostrar a importância dos diferentes gêneros da literatura, e esses especialistas deixam tudo mais claro”, completou. A bibliotecária-chefe do Colégio, Marilda Mitsui, responsável por parte da organização da semana, também considera o evento positivo. “Para o aluno, é fundamental esse contato com o escritor. Falar com eles, tirar dúvidas e etc. é um momento ímpar. É muito importante que eles tenham essa oportunidade de estar junto com o autor e ter esse contato”, comentou.

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental, Ensino Infantil