Dante promove atividade de imersão de história

Publicado em 28 de junho de 2017 às 10:59

O Colégio Dante Alighieri, por meio do Departamento de História, realizou, nos dias 9 e 23 de junho, uma atividade de imersão cujo tema, desta vez, foi Cultura e Ditadura no Brasil. Ministrada pelo professor Jackson Fergson e pelo professor Diego Lopez – convidado especialmente para participar desse módulo –, a atividade foi dividida em duas partes.

Na primeira, realizada no auditório Guglielmo Raul Falzoni, foi apresentado aos alunos um panorama sobre os movimentos culturais, os artistas e as obras que surgiram na época da ditadura como forma de manifestação e oposição ao governo. Respondendo às perguntas dos dantianos, os professores falaram sobre os desafios enfrentados pela geração que cresceu durante a ditadura.

Já na segunda parte, os alunos – após uma breve introdução no auditório – visitaram o Memorial da Resistência de São Paulo, museu voltado à preservação das memórias da resistência e da repressão políticas do estado, que se localiza onde, antigamente, funcionava o Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (Deops/SP), entre os anos de 1940 e 1983. No local, os dantianos tiveram a oportunidade de conhecer, por exemplo, celas reais, em que puderam observar a que condições os presos eram submetidos, além de ouvir testemunhos de pessoas que passaram por ali.