Dante premia alunos no 30º Concurso de Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2015 às 10:14
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“Passos apressados. Feições inexpressivas. Olhos que muito veem, e corações que pouco sentem. Palavras perdidas em meio a mentes que com muito se preocupam. Uma sociedade inteira que que poderia ter sido, e não foi.”

Foi assim que a aluna da 3ª série do Ensino Médio Daniella Stefano de Alencar começou “Gênese da intolerância”, um dos 41 textos vencedores do 30º Concurso de Redação. Na noite de 24 de novembro, o Colégio Dante Alighieri realizou a premiação dessa competição, da qual participaram mais de 2 mil alunos. No decorrer da noite, professores e alunos fizeram a leitura de vários textos de autoria dos ganhadores, todos alunos do Ensino Fundamental II e Médio.

“Que dirão das chacinas de periferia, quando não houver mais água para varrer o sangue das vítimas? O verde das bandeiras das manifestações encobre, democraticamente, nossos protestantes. A intolerância partidária torna-se a nova intolerância religiosa, travestida por argumentos de superioridade. Talvez o Darwinismo social nunca tenha deixado de existir”, escreveu Gabriela Yumi Takase (3ª série do Ensino Médio) em “Lembranças do futuro bom”.

O tema do Ensino Médio, como é de se supor pelos trechos acima reproduzidos, foi “Intolerância”, que, por sua própria amplitude, deu margem a diversas abordagens. Prova disso foi a sessão de vídeos com poemas e mensagens que apresentavam momentos tristes da história da humanidade, como a escravidão (que ainda persiste em grande parte do mundo) e o Holocausto, registros com que se mesclavam, porém, mensagens de esperança sobre o futuro. Como incentivo para a produção dos textos, os alunos tiveram acesso a reflexões de diversos pensadores sobre a importância da paz.

Diversos tipos de intolerância foram abordados, como o preconceito ou a violência de que são vítimas representantes de diferentes gêneros. Disso serve de exemplo o texto “Mulher”, cuja autora, Beatriz Coelho, aluna da 2ª série, nele assim se expressa: “Ninguém diz ao homem para se dar ao respeito. Ninguém diz ao homem para tomar cuidado com mulher que só quer sexo. Ninguém diz ao homem ‘dar uma de difícil’. Quando o homem sai à rua, ele não ouve uma cantada por esquina. Homem não tem que evitar na rua quando está de short. Mulher, sim. Nasci mulher; nasci no ‘sexo frágil’. Não sei lavar louça, não sei cozinhar e não quero ter filhos.”

Para os alunos do Ensino Fundamental II, as propostas de texto variaram: coube-lhes, como mote de escrita, o uso da introdução ou da finalização de contos e crônicas de autores do porte de Lygia Fagundes Telles, Rubem Braga e Fernando Sabino, além do estímulo derivado da leitura de poesias de Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Mário Quintana. A partir dessas referências, eles puderam escrever seus textos, em verso ou em prosa.

A aluna do 9º ano Giullia Garcia dos Santos, por exemplo, fez uma reflexão sobre o amor: “Se eu tenho necessidade de saber sobre alguma coisa, esta sim é sobre o amor. Pois eu não sei fazer florescer amor. E não falo do amor antigo; daquele que é representado em pinturas. Esse já é muito velho. E também não falo do amor que aparece nas novelas. Esse já é muito superficial. Eu quero saber do amor de hoje. Aquele tipo que você vê nas ruas. Que excita e dá medo. Minha avó chama de amor moderno, embora eu não tenha certeza de que ele possa ser nomeado. Mas me disseram que escrever poesia é nomear feridas, então vou tentar com todas as minhas palavras.”

No início do evento, a coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa, professora Maria Cleire Cordeiro, parabenizou os alunos e leu trechos do livro que compila as produções dos vencedores, dizendo que o conteúdo lido explicitava o espírito de empenho de todos aqueles que se dedicaram a escrever os textos.

Na esteira do tema das reflexões dos alunos, o presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, lembrou da importância da leitura e pediu a todos que se empenhem na construção de uma sociedade mais justa. “Façam do livro um amigo, não percam a oportunidade de ler. A cultura é algo que ninguém tira de nós. Por fim, sejam brasileiros e ajudem a mudar o nosso país”, exclamou, antes de declamar um texto da poetisa Cleide Canton, nomeado “Sinto vergonha de mim”.

Em seguida, a aluna do 7º ano Caroline Della Manna Gaal foi convidada a ler o seu texto, “Banhos de mar”: “Olhando pela janela do carro, via as grandes árvores da serra, naquela estrada pequena, onde o sol refletia fortemente no asfalto, que brilhava. Do lado, as montanhas, de diferentes tamanhos, todas completas pela natureza. Ao longe, muito distante, um minúsculo pedaço da praia, onde já me imaginava pisando na areia quente, sentindo-a entrelaçando em meus dedos do pé. E o quente do sol batendo no meu corpo criando, aos poucos, uma camada vermelha embaixo dos meus olhos e no meu nariz”, declamou, antes de chegar à conclusão do texto, que revelou o fato de a personagem haver na verdade experimentado essas sensações após adormecer no trajeto a caminho da praia.

No decorrer da noite, cinco alunos fizeram apresentações musicais variadas: o aluno da 3ª série do Ensino Médio Felipe Guazzelli, a aluna da 2ª série Giuliana Garcia Maruca e o trio Lucas Moliterno, Eduardo Ramella e Gustavo Maia, alunos do 9º ano que formam a banda Escudo de Lata, se apresentaram em diversos momentos. A entrega dos prêmios aos vencedores foi feita gradualmente, entre as apresentações dos músicos, pela diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, a coordenadora-geral pedagógica, professora Sandra Tonidandel, a coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, professora Elenice Ziziotti, e pela coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa, professora Maria Cleire Cordeiro.

A aluna Giuliana Garcia Maruca também fez a leitura do seu texto vencedor, “Paridade Salvadora”: “Sôfrega realidade. Sôfrega veemência mundana diante do poder e posse criados. Quão impetuosa não é a vivência de alguns na tal lástima, aceita por pensantes de maneira tão carente. És mesmo pensante, mundo? Desgaste exaustivo ao perceber tamanha mediocridade. Julgam-se verdadeiros! Oh, ingênua solitude. Permites que adentre em ti vil sentimento. Sentimento. ‘Sentes’? Chamas-te humanidade.”

O professor de português Geraldo Brandão e a coordenadora de Química, professora Clemance Alves, também fizeram a leitura de dois textos: o primeiro deles foi “Meu último poema”, de Manuel Bandeira, seguido de “O último poema”, texto do aluno do 8º ano Giovanni Minatel Melo de Cerqueira escrito a título de paráfrase do primeiro. No texto, Giovanni escreveu: “Assim eu quereria o meu último poema / Que fosse alegre, como uma criança brincando no parque / Mas triste, como a perda de um amigo querido / Que fosse sereno, como a brisa do mar noturno / Mas agitado, como um furacão no deserto / Que fosse leve, como uma pena caindo em uma pradaria / Mas pesado como um elefante africano a caminhar pensativo / Que fosse ardente, como a paixão de duas pessoas / Mas frio como a separação de um casal / Enfim, é assim que eu quereria o meu último poema: que fosse belo como a vida.”

Por fim, os professores de português Sergio Barbosa e Rita Marques fizeram uma espécie de leitura caleidoscópica – a sugerir uma “colcha de retalhos” – de fragmentos dos textos dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, em homenagem aos próprios estudantes que agora estão se formando.

Confira, a seguir, a lista de vencedores do 30º Concurso de Redação:

6º ano
Ana Paula Rached Catelli
Felipe Barbuda
Marcela Murano Saragiotto
Marina Barrichelo Marone
Rafael Lucarelli Mocelin Gradin

7º ano
Caroline Della Manna Gaal
Isabela Spina Rossi
Isadora Palladino Tini
Mariana Carneiro de Souza
Mariana Kimura Martinez
Pedro Negrão Maiolini
Priscila Lee
Regina Akiyama Amadeu

8º ano
Ana Laura Dias Nascimento Rodrigues
Clarice Arruda Villari
Eduardo Peres Cunha
Giovanni Minatel Melo de Cerqueira
João Pedro Resende Matos

9º ano
Caroline Cândido Feder
Giovanna Rodrigues Orsatti
Giulia Garcia dos Santos
Mariana Glidden
Natalia Von Staa Mansur
Pedro Ricardo Gava Rubio

1ª série do Ensino Médio:
Bernardo Boulhosa
Ester Felicio Soubihe
Giuliana Mason Purchio
José Guilherme Silva dos Reis
Letícia Galatro Alves
Maria Fernanda Figueiredo Vitule
Stéfany Victória  Lima Alves

2ª série do Ensino Médio:
Beatriz Coelho
Giuliana Garcia Maruca
Ieda Giriboni de Mello e Silva
Pedro Casara Luz Silva
Tauany Leonardo da Silva

3º ano do Ensino Médio
Daniela Stefano de Alencar
Gabriela Yumi Takase
Leonardo Martins de Oliveira
Natalia Menezes Adam
Vitor Martes Sternlicht

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