Dante leva alunos do 6º ano ao Parque Nascentes do Tietê

Publicado em 16 de setembro de 2016 às 12:35

O Colégio Dante Alighieri, por meio dos departamentos de Geografia e de Ciências da Natureza, promoveu para os alunos dos 6os anos, no dia 3 de setembro, uma atividade de estudo do meio no Parque Nascentes do Tietê. A visita teve como objetivo associar o conteúdo da sala de aula com a observação direta dos fenômenos a ele relacionados. Com isso, buscava-se estimular a exploração dos aspectos físicos e ambientais da região, além de desenvolver habilidades como autonomia de conduta e capacidade de organização, proporcionando, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre a questão da gestão ambiental da água em nossa cidade.

Situado no município de Salesópolis (bairro da Pedra Rajada), e inserido na Mata Atlântica, o Parque Nascentes do Tietê preserva e valoriza as nascentes do rio Tietê e seu entorno. Em funcionamento desde 22 de setembro de 1996, ocupa uma área de 96.800 m, onde o visitante pode fazer passeios por trilhas na Mata Atlântica e conferir as nascentes do próprio rio Tietê. Além do parque, os alunos visitaram áreas do rio próximas ao “Cinturão Verde” de São Paulo.

“O importante desta visita é que insere o aluno em um ambiente novo no qual ele aprende a observar uma paisagem e analisá-la”, comentou o professor Everaldo Vellardi, coordenador do Departamento de Geografia. “No Parque, os estudantes puderam ver a nascente do rio e seu meio e analisar as diferenças na água desde a entrada na cidade de São Paulo. Eles também observaram alguns conceitos estudados em sala de aula, como o significado de margem, nascente, entre outros”, completou.