Dante leva alunos do 3º ano ao Sítio Toca da Raposa

Publicado em 11 de outubro de 2016 às 11:36

O Colégio Dante Alighieri, em parceria com a ATM Turismo, levou, no final de setembro e início de outubro, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à Toca da Raposa. O sítio, localizado em meio à Mata Atlântica, no município de Juquitiba (a 70 km de São Paulo), promove atividades de educação ambiental que têm por objetivo, entre outros, mostrar as características físicas que fazem com que cada animal se adapte ao seu modo de vida.

A excursão permitiu que os alunos conhecessem os problemas ambientais que estão levando alguns animais à extinção. Além disso, pela exposição de material biológico (como crânios, ossos, bicos, patas) e pela apresentação de animais vivos, os dantianos puderam observar diferentes tipos de bicos e patas de aves e descobriram como a dentição varia nos mamíferos de acordo com sua alimentação. Os alunos também tiveram contato com primatas (como o macaco-prego), mamíferos (como o tamanduá-mirim) e aves (como a arara-vermelha e o papagaio-verdadeiro). Por fim, foram à cozinha para observar a preparação dos alimentos e ouvir as explicações sobre os nutrientes e a forma como devem ser consumidos.