Dante leva alunos a exposição de arte contemporânea

Publicado em 16 de dezembro de 2014 às 17:22

O Colégio Dante Alighieri levou alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao Centro Cultural Banco do Brasil para conferir a exposição “Ciclo – Criar com o que temos”. Os dantianos realizaram as visitas no decorrer de outubro e puderam conhecer, assim, o trabalho de artistas de diferentes gerações e nacionalidades. A atividade foi organizada pelo Departamento de Arte, coordenado pela professora Maria Beatriz Perotti, e teve como objetivo aliar o tema ali exposto aos assuntos estudados em sala de aula.

A ideia da exposição foi estabelecer uma espécie de ligação entre o momento fundador da arte contemporânea e a reinvenção desse tipo de operação nos dias de hoje. Na segunda década do século XX, a vanguarda artística respondia pelo que se convencionou chamar de “dadaísmo”. O movimento foi deflagrado pelo artista francês Marcel Duchamp (1887-1968), que revolucionou o conceito de arte ao utilizar objetos do cotidiano deslocados de sua função usual – então conhecidos como “readymade”. Entre os itens adaptados, por exemplo, está um urinol (mictório) de porcelana branco, exposto pela primeira vez em 1917 com o nome “Fonte”.

Para ilustrar o percurso galgado pelas vanguardas estéticas, a exposição reuniu obras de 14 artistas: Daniel Canogar, Daniel Rozin, Daniel Senise, Douglas Coupland, Joana Vasconcelos, Julia Castanho, Lorenzo Durantini, Michael Sailstorfer, Pedro Reyes, Petah Coyne, Ryan Gander, Song Dong, Tara Donovan e Tayeba Begum Lipi. Três deles – Daniel (Brasil), Douglas (Canadá), Joana (Portugal) e Tara (EUA) – conversaram com os visitantes da exposição nos dias 3 e 4.