Dante lança projeto para curso paralelo em italiano

Publicado em 31 de março de 2014 às 15:13

O Colégio Dante Alighieri apresentou, na noite de 27 de março, a proposta oficial de inserção de um curso paralelo em italiano para os alunos regularmente matriculados na instituição. Em princípio, a ideia será oferecer o curso, a partir de 2015, para alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental. Por isso, o convite foi feito a pais de alunos do Jardim e do 1º ano do Ensino Fundamental.

O responsável pelo Departamento de Educação do Consulado Geral da Itália em São Paulo, professor Augusto Bellon, encarregou-se de explanar o que foi delineado até o momento. Além de fazer uma previsão da implementação do currículo com base nas diretrizes oficiais da Itália, ele deixou claro que a efetivação do  programa não poderá prescindir do suporte dos pais. Por exemplo, estima-se que o número de vagas oferecidas em 2015 chegará a 60 vagas (30 para alunos do 1º ano e 30 para o 2º), mas isso dependerá da demanda pelo curso (os presentes à reunião preencheram fichas de interesse).

Outros dados até o momento apenas estimados são a carga horária do curso – 5 horas semanais – e o valor da sua mensalidade, que poderá variar entre R$ 250 e R$ 300. Segundo o professor Augusto, os participantes do curso continuarão estudando o currículo brasileiro regularmente, e o estudo em italiano atenderá a exigências que a grade do Brasil não atende, como os conteúdos relacionados a aspectos da cultura italiana, a serem ministrados em horário paralelo.

“O ano de 2014 será marcado pela divulgação da proposta, entre professores, pais e alunos, da implantação do programa em 2015. Estamos trabalhando com esse projeto por saber da grande ligação que há entre o Colégio Dante Alighieri e suas raízes na Itália. Além do enriquecimento cultural dos alunos, a participação no programa facilitará o ingresso no mundo universitário italiano e europeu”, afirmou Augusto.

O membro do consulado ressaltou a sua disposição em acompanhar todo o trabalho realizado no Dante para a educação italiana, a fim de garantir o cumprimento das exigências curriculares. “Temos uma editora italiana disposta a fornecer livros, e pretendemos envolver os professores em uma rede de trabalho com escolas da América Latina, da Europa e com ilustres pedagogos italianos”, explicou Augusto, que visitou escolas que trabalham nesses moldes em Lima (Peru), Montevidéu (Uruguai) e Caracas (Venezuela).

Em seguida, Augusto explicou a organização curricular do ensino básico na Itália e destacou as possíveis disciplinas complementares do novo programa do Dante”. Os liceus italianos contam, por exemplo, com enfoques em ciências humanas, artes, música, além da concentração no ensino de línguas clássicas, como o  latim e o grego.

Ao término da apresentação, os presentes expuseram dúvidas relacionadas à formação das turmas, ao processo seletivo, à grade curricular e ao oferecimento do curso para turmas de idades variadas, entre outros. Parte das perguntas ajudará na busca por soluções no decorrer do planejamento do programa.

O presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, disse aos pais que vinha planejando a inserção do currículo em italiano havia vários anos e comentou os estudos dessa língua à época em que estava no ensino básico. “Esse curso existia à época da fundação do Dante e só foi interrompido com a intervenção federal durante a Segunda Guerra Mundial. Mesmo assim, continuamos estudando com as diretrizes oficiais, mesmo sem o reconhecimento do governo brasileiro, mas fazendo honra às origens”, afirmou.

no images were found