Dante lança e-books sobre design thinking e produção jornalística

Publicado em 23 de dezembro de 2015 às 11:21

O Colégio Dante Alighieri lançou, no segundo semestre, dois livros digitais sobre produções da própria escola. O primeiro deles, nomeado “One Best Thing”, aborda experiências e atividades de formação ligadas ao design thinking, metodologia inovadora de pensamento que impulsiona a busca por propostas e soluções para situações-problema. O segundo, intitulado “Focados Book: Manual do jornalista mirim”, compila textos de alunos da oficina Dante em Foco a respeito da produção de conteúdo em diferentes mídias.

O e-book “One Best Thing”, produzido pela professora Solange Giardino, do Departamento de Tecnologia Educacional, apresenta o conceito de design thinking para, em seguida, explicitar uma experiência em cinco etapas realizada com professores do Dante para o desenvolvimento de atividades ricas e estimulantes. As cinco etapas apresentam as seguintes características:

1ª) Descoberta, “fase na qual nos abrimos a novas oportunidades e nos inspiramos para criar novas ideias”; 2ª) Interpretação, momento de transformar as ideias dos participantes do experimento em insights a respeito da aplicabilidade de determinados aplicativos no decorrer das aulas; 3ª) Ideação, fase que “tem início a partir da construção de um Mapa da Empatia com as características dos estudantes com os quais os professores envolvidos na formação trabalham, com o intuito de refletirem sobre quais práticas pedagógicas podem ser mais adequadas” 4ª) Experimentação, momento em que os professores aproveitam as reflexões anteriores para montar uma sequência didática para o uso de determinado aplicativo; 5ª) Evolução, que consiste na mensuração de tudo o que foi realizado até então, sempre em busca de pontos para correção e aprimoramento. Como consta na publicação, é nesta etapa que o educador mensura “o desenvolvimento das ideias aplicadas em sala de aula” e reflete “se as nossas expectativas foram satisfeitas, quais os ganhos e os principais entraves”.

A professora Solange explicou que a atividade foi formulada para ser trabalhada com professores do Ensino Infantil e Fundamental I, e que, depois do lançamento do e-book, ministrou um workshop no Congresso InovaEduca 3.0 e também realizou essa atividade com educadoras integrantes do grupo Moderna Compartilha. (O livro, que retrata a experiência com o uso prioritário de iPads, pode ser baixado gratuitamente na loja virtual da Apple.)

“Focados Book: Manual do jornalista mirim”, por sua vez, destrincha diversas frentes de produção de conteúdo, como a fotografia e as reportagens em vídeo e em texto. As perguntas de que se compõe o livro são várias: O que é legenda (em fotografia)? Como escrever para rádio? O que preciso saber para escrever um texto para TV? Como é o texto feito para TV? O que é entrevista? O que é e para que serve a edição? Como fazer uma análise de mídia (atividade realizada na oficina em que os alunos estudam a produção midiática e realizam debates sobre temas atuais e de grande relevância social)? Lead/lide: o que é isso?

As respostas a todas essas perguntas são dadas pelos próprios alunos da oficina. Após se dedicarem ao apuramento das próprias questões, lançaram-se à elaboração das respostas, produzidas em formatos variados – textos corridos sobre o tema ou com diversos tópicos oferecendo dicas sobre o assunto – no intento de elucidar dúvidas sobre cada uma das frentes de atuação no jornalismo.

O prefácio do livro foi escrito pela ex-aluna do Dante Luci Ferraz de Mello, que trabalha com Educomunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.