Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Ensino Médio

Dante inicia projeto interdisciplinar para análise científica do meio ambiente

Em 22 de junho de 2017

O Colégio Dante Alighieri iniciou, em 12 de junho, um trabalho interdisciplinar com a 1ª série do Ensino Médio que envolve principalmente física, química, biologia e matemática. A proposta é realizar um amplo estudo ambiental a partir de dados coletados em parques espalhados por São Paulo, com a intenção de analisar os diferentes tipos de impacto que a sociedade urbana pode causar à natureza. Os encontros também foram enriquecidos com reflexões ligadas à sociologia em algumas das visitas.

Na primeira etapa da atividade, os alunos se dividiram em vários grupos, que foram a quatro parques diferentes: Parque da Juventude, Parque Estadual Villa-Lobos, Parque da Mooca e Parque Ibirapuera. Os dantianos tiveram a oportunidade de estudar as características de cada um dos ambientes e anotar suas impressões e descobertas.

Uma das partes mais importantes do exercício, de acordo com a coordenadora-assistente de física, professora Cristiane Tavolaro, foi realizar o levantamento dos níveis de ozônio em cada um dos ambientes – algo feito com o suporte de um mecanismo desenvolvido para isso – para que, ao fim das atividades, as informações coletadas nos quatro parques sejam comparadas, apontando possíveis diferenças e semelhanças, que podem ser consequência tanto do excesso de poluição quanto da massiva presença ou ausência de plantas no espaço.

“Os alunos precisaram coletar vários dados, como a temperatura ambiente, a altura e o raio do tronco de certas árvores, além do nível de luminosidade no espaço. Essas informações variam de parque para parque, porque eles têm uma distribuição diferente de árvores, por exemplo”, explicou. “Depois, com o apoio de uma tabela organizada por professores, eles começaram a fazer uma análise mais técnica das informações levantadas. Quando estiverem com o resultado em mãos, os alunos precisarão organizá-los e apresentá-los, em uma atividade que talvez seja realizada em agosto.”

Categorias: Ensino Médio