Dante inicia Projeto de Astronáutica, em parceria com a Mauá

Publicado em 20 de março de 2017 às 10:20

O Colégio Dante Alighieri, por meio do programa de pré-Iniciação científica Cientista Aprendiz, iniciou, no dia 10 de março, o Projeto de Astronáutica, realizado em conjunto com o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

O projeto é o resultado de uma parceria inédita entre o Colégio e o IMT, a qual dará a alunos do Dante a oportunidade de participar da construção, do lançamento e do resgate de um balão atmosférico. Nesse lançamento, cuja altura será de cerca de 40 km, serão inferidas uma série de medições, como de altitude, pressão atmosférica, temperatura, etc. Tais medidas serão utilizadas nas pesquisas da equipe do AstroDante – grupo de Astronomia do programa Cientista Aprendiz.

Na abertura da atividade, os alunos visitaram o campus da IMT e conheceram o engenheiro eletricista Gilberto Murakami, coordenador do projeto. Lá, responderam a um questionário que, ao final dos trabalhos, servirá como base para a avaliação do ganho educacional. Em seguida, foram instruídos a respeito do funcionamento do projeto do balão meteorológico – também chamado CanSAT. De acordo com Gilberto, o grande desafio será coletar bactérias na atmosfera de modo a poder analisá-las aqui na Terra. Para isso, os dantianos serão designados para diferentes funções dentro do projeto, passando pelas áreas eletrônica e estrutural, pelo controle de descida, pelo controle de solo e pela avaliação dos componentes do balão. Ao final do programa, os alunos também deverão escrever um artigo científico a respeito das descobertas.

Gilberto também comentou as vantagens e o aprendizado dos alunos ao participarem do projeto. “Os benefícios são inúmeros. O contato com a metodologia, aprender a escrever uma pesquisa de iniciação científica, colocar a mão na massa e o trabalho em equipe são bons exemplos”, afirmou.

no images were found