Dante entrega tablets a alunos da 1ª série do Ensino Médio

Publicado em 24 de fevereiro de 2017 às 13:24

Alunos da 1ª série do Ensino Médio receberam, na tarde de 17 de fevereiro, os tablets da Apple que serão utilizados como ferramenta de apoio nos estudos até o fim da 3ª série, em 2019. Na ocasião, os dantianos se reuniram no auditório Miro Noschese para também receber orientações da coordenadora-geral de Tecnologia, professora Valdenice Minatel, que aproveitou a oportunidade para cumprimentá-los pelo início dessa nova etapa nos estudos.

A professora Valdenice explicou que diversas regras foram desenvolvidas e aprimoradas nos últimos anos, seja para garantir o uso eficaz dos aparatos tecnológicos, seja para reproduzir, ainda que de forma mais sutil, as regras de convivência no “mundo fora do Colégio”. “Vocês precisam ler e reler o termo de condições de uso do tablet e lembrar que estão assumindo o compromisso de usá-lo com responsabilidade. Nossas regras têm a ver com o uso baseado em ética e segurança digital”, assinalou.

Valdenice também lembrou que a proposta do Departamento de Tecnologia nunca foi meramente inserir, sem propósitos claros, o uso de recursos inovadores em sala de aula. “Nossa ideia sempre esteve pautada em integrar a tecnologia ao currículo pensando no enriquecimento do ensino, colaborando com as aulas e os estudos, e também levando em conta o mundo fora do Colégio, os caminhos que vocês trilharão depois de saírem do Dante”, disse, destacando ainda a necessidade de um compromisso com a chamada ética digital. “Esse é um projeto educacional, não tecnológico. Vocês já têm uma vivência muito longa com a tecnologia, mas é importante direcionarmos esse envolvimento ao uso responsável e consciente. Aqui e lá fora vocês terão que prezar pela postura ética”, disse.

No encontro, a professora Valdenice também ofereceu diversas orientações aos alunos, de quem se prontificou, igualmente, a tirar dúvidas. Ela falou, por exemplo, do mito de os serviços na internet serem “gratuitos”.

“Não existe serviço gratuito na internet. O que mais importa, na internet, são os dados das pessoas, e tudo o que vocês fazem enquanto utilizam esses serviços têm grande valor para as empresas”, disse. Valdenice também falou do monitoramento que o Dante faz do uso dos tablets, deixando claro que a ação atende à demanda do Marco Civil, de 2014. “É obrigação do Dante, que está fornecendo a tecnologia aos alunos, monitorar as atividades sendo desenvolvidas por meio dela.”

no images were found