Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Destaque / Institucional

Dante é uma das escolas mais inovadoras do mundo

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 11 de maio de 2017

O Colégio Dante Alighieri foi selecionado, no final de abril, para compor uma comissão internacional de escolas inovadoras no mundo, escolhidas durante o desafio Edumission. A iniciativa, organizada pela empresa de impacto social israelense Education Cities, teve como objetivo selecionar 20 escolas no mundo todo, a fim de formar um comitê para divulgação de práticas inovadoras no campo da educação.

Para participar do desafio, as escolas deveriam enviar uma apresentação de suas práticas ligadas a inovação. Sendo assim, o Colégio enviou um vídeo apresentando sua metodologia de ensino por investigação para as aulas de ciência da natureza e para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares com foco na resolução de problemas, como aqueles elaborados no programa Cientista Aprendiz.

No Dante, os alunos pesquisam e desenvolvem as competências de criatividade e inovação desde muito cedo em sua vida escolar, trabalhando de forma interdisciplinar. Esse método de abordagem é chamado de STEM, acróstico para Science, Tecnology, Engeneering and Maths. Desde 2015, sob atribuição da coordenação-geral pedagógica, essa abordagem curricular foi inserida em outras áreas do conhecimento da escola, por meio da formação continuada dos professores e da orientação aos coordenadores.

Dando início às próximas etapas do processo, o Colégio, no segundo semestre, fará uma série de vídeos que serão avaliados por uma equipe internacional. Além disso, também será feito um intercâmbio de experiências com as outras escolas selecionadas. Está previsto também que o Dante receba internamente as delegações dessas escolas. A Edumission também fornecerá materiais e orientações especiais criadas por especialistas em educação para o comitê das escolas inovadoras, com a intenção de promover e ampliar o desenvolvimento profissional dos educadores envolvidos.

Ao final do ano, as 20 escolas serão avaliadas pelo voto popular e por uma equipe de jurados formada por especialistas em educação, como o consultor britânico Ken Robinson, o professor indiano Sugata Mitra, o psicólogo americano Peter Gray, além de Yaacov Hecht, educador de Israel. Como prêmio, a instituição escolhida ganhará passagens aéreas e ingressos para a edição de 2018 da feira educacional BETT, em Londres, na Inglaterra, onde a ganhadora se apresentará como escola inovadora do mundo.

“Acredito que esse título de escola inovadora para o Dante reflete a qualidade do trabalho que temos desenvolvido e que é fruto do profissionalismo e da dedicação de toda a equipe. Para isso, o apoio e o incentivo das diretorias pedagógica e executiva foram fundamentais”, afirmou a professora Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica do Colégio. “Durante esses últimos anos, apresentamos significativa melhoria no desempenho dos resultados de vestibulares e rankings externos e, ao mesmo tempo, apresentamos expressivos resultados no âmbito do desenvolvimento das competências fundamentais para os jovens dantianos do século XXI”, completou.

Categorias: Destaque, Institucional