Dante cria curso preparatório para vestibulandos

Publicado em 20 de fevereiro de 2015 às 15:55

Em reunião com pais ou responsáveis, o Colégio Dante Alighieri lançou, na noite de 12 de fevereiro, uma nova proposta aos alunos da 3ª série do Ensino Médio: nomeada 3º Plus Dante, a ação consiste em encontros extracurriculares preparados especificamente para aprimorar a técnica e o conhecimento dos alunos para os vestibulares.

A iniciativa prevê quatro encontros por semana, cada um durando três horas. Segundo os professores responsáveis pelo programa, a dinâmica será bastante diferente da de um cursinho preparatório comum. Entre as razões por eles citadas, destacam-se o número de alunos por sala, o enfoque individualizado nas aulas e a grande atenção dada às técnicas específicas de realização dos diferentes vestibulares.

A diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, explicou que o programa visa ao atendimento da demanda de um impulso final para a obtenção de bons resultados nas provas de ingresso em instituições de ensino superior. “E qual é o perfil dos alunos que imaginamos participando do programa? Aqueles que querem mais, de verdade, porque será necessário muito foco e empenho para dar conta do currículo oficial e do 3º Plus Dante”, disse.

A coordenadora-geral pedagógica, professora Sandra Tonidandel, assinalou que as atividades de imersão, que começaram a ser realizadas em 2014 em Biologia, despertaram o interesse dos alunos por atividades especiais nas outras disciplinas. “Apesar do sucesso das imersões em Biologia, eles sentiram falta de encontros semelhantes em outras áreas, reforçando o aprendizado para os vestibulares. E as imersões, como muitos dos alunos aqui já sabem, não são conduzidas como aulas comuns, e sim com uma estrutura diferenciada”, explicou.

A professora Paula Reis Galvão, principal responsável pelas imersões do ano passado, explicou que o programa faz parte de um método diferente de ensino. De acordo com ela, o tempo que o aluno dedica ao treinamento das matérias deve ser três vezes maior que o tempo de trabalho expositivo do professor. Paula também salientou que a atenção dada à redação, consequência do grande valor que as universidades têm dado a essa etapa da avaliação, será bem superior do que a média oferecida em cursinhos – com produção mais intensa e revisões mais rápidas, por exemplo.

Em complemento às atividades pedagógicas do novo curso, e como forma de apoiar os dantianos interessados em estudar no exterior, um grupo de ex-alunos organizou um núcleo de suporte chamado Dante Abroad, que integrará as ações do 3º Plus Dante. Assim, na mesma noite de lançamento, a ex-aluna do Dante Carolina Rubini, que se formou em 2014, fez uma breve introdução à proposta. O grupo, cujos encontros serão quinzenais, deve realizar uma palestra exclusiva sobre o assunto em março. A exemplo de outros alunos, Carolina prestou vestibular no Brasil ao mesmo tempo que se candidatava a vagas universitárias nos Estados Unidos. Desse modo, embora já estude no Brasil, nomeadamente na Fundação Getúlio Vargas, ela ainda aguarda os resultados de cinco applications em universidades estadunidenses.

Findada a apresentação, os presentes tiveram a oportunidade de sanar as dúvidas sobre o programa. As aulas do 3º Plus Dante começarão em 2 de março. Em vista da alta demanda de participação, para formarem as primeiras turmas, as orientadoras educacionais analisarão os históricos escolares dos alunos interessados no curso.