Dante conquista nove títulos esportivos em vinte dias

Publicado em 2 de junho de 2017 às 10:53

Os últimos dias de maio e os primeiros de junho foram bastante significativos para o Colégio Dante Alighieri, que conquistou, em menos de três semanas, nove títulos esportivos em quatro esportes: handebol, basquete, futsal e vôlei.

O basquete ficou com cinco desses títulos. Em 20 de maio, a equipe sub 14, conduzida pelo professor Adriano Jantália, conquistou o XXIV Festival de Esporte Mackenzie Tamboré. Quatro dias depois, foi a vez de o time juvenil, coordenado pelo professor Eduardo de Angelis, vencer o XXXI JENDRA, do Colégio Notre Dame. Por fim, a equipe sub 12 garantiu o título, novamente sob a orientação do professor Adriano, no mesmo torneio que o grupo sub 14 disputou no Mackenzie Tamboré.

Ambos os técnicos enalteceram o desempenho dos alunos. O professor Adriano, por exemplo, constatou o desenvolvimento técnico deles. “Os times evoluíram bastante neste começo de temporada e conseguiram trazer, logo de cara, vários títulos. Ficamos muito otimistas com relação às futuras competições”, disse.

O professor Eduardo de Angelis, por sua vez, falou que os técnicos sempre criam expectativas sobre o funcionamento dos times nas competições e garantiu que todos os anseios foram atendidos. “Ficamos com aquele friozinho na barriga quando temos uma nova turma disputando, mas eles conseguiram jogar e mostrar o espírito dos atletas do Dante. Conseguimos, mais uma vez, trabalhar com a intensidade característica de nossos times e garantir os bons resultados.”

Por fim, a equipe masculina sub 12, conduzida pelos professores Eduardo de Angelis e Adriano Jantália, e a feminina sub 14, coordenada pelas técnicas Juliana Tessari e Beatriz Fernandes, conquistaram, no 19º Torneio Aberto Mack Esporte, as últimas medalhas de ouro do Colégio no semestre.

Já o futsal garantiu dois títulos. Em 25 de maio, o time mirim, conduzido pelos professores Luis Farina e Eduardo Sedano, garantiu o ouro no XII Torneio Lourenço Castanho. Dois dias depois, a mesma equipe também ficou com o primeiro lugar no Triangulares Gracinha. O professor Eduardo Sedano explicou que o time tem conseguido demonstrar o seu potencial. “O empenho e a dedicação que eles estão tendo são o diferencial da equipe. Além disso, a união e o entrosamento que eles estão demonstrando dentro e fora de quadra são uma boa referência para explicar os ótimos resultados”, disse.

O professor Luis Farina, por sua vez, enalteceu o trabalho de Sedano, que vem trabalhando com o time desde o pré-mirim, e falou da capacidade de reação dos dantianos, mesmo em partidas muito equilibradas. “No Gracinha, por exemplo, perdemos do time da casa em um jogo em que começamos tomando três gols. Mas não entregamos. Nossos jogadores correram atrás e empataram a partida. No fim das contas, tomamos um gol pouco antes do fim. Foi equilibradíssimo. E, ainda que tenhamos perdido, levamos o título por conta do saldo de gols no outro jogo”, explicou. “Todos os técnicos ali presentes falaram nunca ter visto um jogo tão disputado assim. Foi sensacional.”

O dia 27 também contou com outros títulos. Um deles foi para a equipe feminina sub 14 de handebol, conduzida pelo professor João Rafael Ranieri, que venceu o XXIV Festival Mackenzie Tamboré. Foi mais um campeonato bastante disputado, tendo em vista que, mesmo com o formato quadrangular, os dois times que disputaram a última partida – do Dante e do Giustiano – poderiam levar o título. Apesar de as dantianas terem começado atrás no placar nos primeiros tempos, a última e decisiva etapa do jogo contou com uma virada, garantindo o título para o Dante.

“O controle emocional e a disciplina tática delas foram exemplares, pois, mesmo com o placar adverso, elas conseguiram resistir à pressão psicológica, reverter o prejuízo e virar a partida. A capacidade de reação, depois de o jogo ter chegado ao placar de 7 a 3, foi sensacional”, comentou o professor João Rafael.

Por fim, o VI Torneio Pinheiros de Voleibol, realizado em 27 de maio, também rendeu ouro ao Dante graças ao trabalho desenvolvido pela equipe pré-mirim feminina. O técnico do time, professor Luis Patrício Sancho, enalteceu o desempenho das estudantes. “Notei um alto nível de entrosamento no time, que soube reagir aos momentos difíceis e impor o ritmo de jogo durante a maior parte do tempo”, explicou.

Criação das comissões técnicas

É importante destacar que o modelo de condução de times do Dante mudou em 2017: este ano, as equipes passaram a ser coordenadas não mais estritamente pelo técnico, mas por uma comissão composta por pelo menos um segundo professor, que ajuda na leitura de jogo e no desenvolvimento de táticas.

No basquete, por exemplo, os professores Eduardo de Angelis e Adriano Jantália atuam juntos. No handebol, o último título de maio veio em um trabalho conjunto entre o professor João Rafael Ranieri e o coordenador do Departamento de Educação Física, professor Carlos Nicolás, que elogiou a seriedade com que as comissões estão trabalhando.

“Esses títulos são fruto do trabalho sério desempenhado pelos professores em todas as modalidades e também do claro impacto que tivemos com a criação das comissões. Hoje, o professor não está mais sozinho: sempre está auxiliado por algum assistente, que pode oferecer um olhar diferenciado sobre as partidas”, explicou Nicolás. “Isso colaborou para termos um excelente início de ano competitivo.”