Dante celebra os 70 anos da República Italiana

Publicado em 6 de junho de 2016 às 11:23

O Colégio Dante Alighieri comemorou, no dia 2 de junho, os 70 anos da República Italiana. Em uma cerimônia realizada no Pátio Central, membros da Diretoria, professores e alunos do 3º ao 5º ano se reuniram para celebrar a data, com direito ao hasteamento das bandeiras do Brasil e da Itália e a apresentações dos respectivos hinos nacionais.

O evento contou com a presença do cônsul-geral em São Paulo, Michele Pala, do presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina e dos conselheiros João Ranieri, Milena Montini, dr. Celso Azzi, José de Lorenzo Messina e Paulo Bartolli, também presidente em exercício da AEDA. Estiveram também presentes o senador Edoardo Polastri, o diretor de educação do Consulado da Itália em São Paulo, Augusto Bellon, o presidente da Scuola Italiana Eugenio Montale, Giuseppe D’anna, o presidente dos Comitês Italianos, Renato Sertori, e o presidente do Circolo Italiano, Bruno Amadei Sandin. A solenidade teve início com a execução do hino nacional italiano, que, cantado pelos alunos, foi acompanhado pelo hasteamento das bandeiras.

Os alunos Lorenzo Nunes Menconi Barbosa, do 4º ano I, Beatriz Battistelli Varellis, do 5º ano A, e Lucas Usmari Alves, do 5º ano B, hastearam as bandeiras do Brasil, da Itália e do Estado de São Paulo, respectivamente.

Em seguida, executou-se e cantou-se o hino nacional brasileiro, após o qual a aluna Isabella Sadakata Takara, do 9º ano F, fez um discurso alusivo à data histórica. “Para nós do Colégio, este dia representa um momento de festejar a Itália, mas, sobretudo, para celebrar a ligação da nossa escola com a Itália, em particular com a língua e a cultura italiana, também presente na cultura brasileira”, disse a aluna.

Na sequência, o presidente do Colégio também discursou. Em sua fala, fez referência à origem da República italiana e lembrou o modo como se deu a imigração italiana para o Brasil, momento que trouxe muitos benefícios a ambos os países e até hoje gera frutos, principalmente no campo da cultura.

Dirigindo-se igualmente às crianças e aos convidados, o cônsul-geral, por sua vez, parabenizou os alunos e agradeceu o Colégio. “Que continuem com esse amor pela Itália e colaboração. Que os alunos continuem cantando o hino dessa forma tão bela e continuem estudando a cultura italiana, a língua, e que, eventualmente, possam ter a experiência de estudar na Itália”, afirmou. Por fim, os alunos do Currículo Italiano, um curso extensivo de italiano do Colégio, realizaram mais três apresentações musicais.