Dante celebra missa em homenagem aos formandos do Ensino Médio

Publicado em 15 de dezembro de 2016 às 11:59

O Colégio Dante Alighieri realizou, na manhã de 10 de dezembro, uma missa em homenagem aos alunos formandos da 3ª série do Ensino Médio, que agora se despedem da posição de discentes para integrar a ativa comunidade de ex-alunos. A celebração foi realizada pelo frei José Hugo Santos, também ex-aluno do Dante.

Na ocasião, frei José Hugo agradeceu às diretorias, aos alunos e aos familiares pela presença e enalteceu a importância do momento, que representa basicamente o fechamento de um ciclo. Para falar do tempo que os alunos passaram por aqui, bem como daquilo que os espera – estudando muito provavelmente em instituições de ensino superior – o frade ressaltou, durante a homilia, não só a importância da formação dos indivíduos, como também, por meio de analogias, os diferentes sentidos que essa formação pode ter.

“Você pode ter um cozinheiro que usa um recipiente para dar uma forma específica ao alimento. Como algo rígido, que nos força a tomar uma certa forma, esse seria o exemplo daquela formação que nos tira a individualidade”, disse. “Por outro lado, temos artistas que pegam argila e, pacientemente, vão dando forma a um objeto que, com muita paciência, toma uma forma única. O trabalho do educador é formar as pessoas com esse espírito de artista, abrindo diversos caminhos.”

Frei José Hugo também pediu aos formandos que fossem gratos pela possibilidade de estudar no Dante, e por todo o empenho de seus familiares e professores no intuito de oferecer o tipo de formação que ele apontou como a ideal. Por fim, desejou sorte a todos os alunos tanto nos vestibulares quanto nas próximas etapas de suas vidas.

no images were found