Dante Alighieri realiza terceira edição do TEDxDanteAlighieriSchool

Publicado em 19 de agosto de 2015 às 11:09

O Colégio Dante Alighieri realizou, na manhã do dia 15 de agosto, a terceira edição do TEDxDanteAlighieriSchool. Com o tema “Repense suas Rotas”, o evento contou com a participação de alunos, ex-alunos e convidados que subiram ao palco para compartilhar suas experiências e apresentar ideias inovadoras.

Seguindo o padrão estabelecido pela conferência global TED (Techonology, Education and Design), os palestrantes foram convidados a realizar suas apresentações em até 18 minutos.

Neste ano, o evento recebeu sete palestrantes: André Gravatá, membro do coletivo Educ-ação e coautor do livro “Volta ao Mundo em 13 Escolas”, Ayrton Corazza, atualmente aluno da 3ª Série do Ensino Médio e do 3º Plus Dante, Carolina Rubini, ex-aluna do Dante, formada com dois diplomas: o brasileiro e o americano, Mara Mourão, formada em cinema e diretora e roteirista, Rui Signori, Engenheiro Agrônomo e responsável técnico pelo Projeto Compostagem/Telhado Verde, Tácito Cury, que graduou-se como ator pelo Actor´s Studio de Nova York, estudou administração na Berkeley College e pós-graduou-se em diplomacia pela Sorbonne da França e Rafael dos Santos, conhecido como Bahia, catador de recicláveis há 30 anos, participante do projeto “Pimp my Carroça.”

Os dantianos Ayrton Corazza e Carolina Rubini subiram ao palco para falar a respeito de responsabilidade social e sobre como “honrar os privilégios” por meio do projeto AjuDante. “Participar como palestrante foi muito bom e muito gratificante! Poder contar pra tantas pessoas um pouco do meu projeto, fazê-las pensarem um pouco sobre seus privilégios e como honrá-los me deixou muito feliz”, disse Ayrton. Já Carolina se mostrou grata com a atenção do público. “Para mim, é muito gratificante poder compartilhar experiências e saber que outras pessoas estão realmente interessadas nas suas ideias”, afirmou.

Tácito Cury, por sua vez, compartilhou sua experiência de sobrevivência em tempos de crise, com destaque para a época do atentado contra as Torres Gêmeas do World Trade Center e também como professor de um dos terroristas que pilotaram um dos aviões envolvidos no ataque.

Responsável pelo projeto Telhado Verde, Rui Signori aproveitou seus 18 minutos para falar sobre como conciliar a urbanização, a disponibilidade de recursos tecnológicos e a sustentabilidade. Durante sua fala, Rui apresentou fotos e comentou sobre o projeto de telhado verde que está sendo construído no Dante, no topo do edifício Ruy Barbosa.

A diretora e roteirista Mara Mourão, que busca estimular sua audiência por meio de ideias inovadoras orientadas à construção de um mundo melhor, falou sobre empreendedorismo, inovação, ética, valores e propósito, requisitos indispensáveis na hora de ter seu próprio projeto ou negócio.

Por fim, duas apresentações tiveram como foco a arte. André Gravatá, cofundador do Movimento Entusiasmo (ME) que realiza transformações no centro de São Paulo por meio de atividades educacionais, falou a respeito de como a arte pode nos ajudar a criar uma educação transformadora.

Em seguida, Rafael dos Santos, conhecido como Bahia, um dos catadores de lixo integrantes do “Pimp My Carroça”, falou no TEDxDanteAlighieriSchool sobre suas dificuldades e conquistas e como o projeto mudou sua vida. Enquanto isso, a artista Luna Buschi do Pimp My Carroça realizou uma demonstração do seu trabalho no pátio de ônibus ao lado do edifício Galileo Galilei, no qual preparou e pintou uma carroça que, depois de pronta, foi entregue ao carroceiro Sandro Faustino de Mello.

TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. Começou há 26 anos como uma conferência na Califórnia, e, desde então, o TED tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas.

no images were found