Corretora de redações do Dante começa a publicar ilustrações na Folha de S. Paulo

Publicado em 20 de abril de 2017 às 9:49

Uma das corretoras de redações do Colégio Dante Alighieri, Aline Zouvi, também é ilustradora e começou a publicar, em 2017, suas produções no caderno “Ilustríssima”, do periódico Folha de S. Paulo. Ela já publicou conteúdo em fevereiro, março e abril.

Com quadrinhos que podem perpassar temas literários, políticos e sociais, entre outros, Aline, que se aprofundou nos estudos sobre histórias em quadrinhos durante seu mestrado na Unicamp (clique aqui para obter mais informações), já foi convidada para falar de suas próprias obras em congressos nacionais, sediados em cidades como em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e internacionais, realizados em cidades como Buenos Aires, Glasgow, Paris e Amsterdã.

Movida por uma atuação profissional independente, Aline foca, por um lado, um trabalho autobiográfico, na tentativa de aplicar o que estudou sobre a relação entre os quadrinhos e a realidade, centrando-se, por outro, em críticas políticas relacionadas à sociedade. “Falo do cotidiano por um viés do humor. Por causa do mestrado, também acabei me aprofundando em temas como a representação de minorias, como as mulheres e os negros”, explicou.

Segundo ela, a atividade de ilustradora surgiu aos poucos. “Comecei a divulgar meus trabalhos nas mídias sociais, em zines [revistas independentes] de tiragem pequena e em trabalhos coletivos da faculdade”, disse Aline, que desenha desde criança e começou a ter interesse por quadrinhos e ilustrações à época da faculdade.

Entre as obras às quais tem se dedicado, está a zine Condição, que retrata artistas de diversas épocas e descreve as diferentes doenças que tiveram no decorrer de suas vidas. O material foi lançado em 8 de abril em um bate-papo realizado na Pandora Escola de Artes, em Campinas. O encontro também marcou a abertura de uma exposição, levada no mesmo espaço até 13 de maio, com as artes publicadas na zine. Na descrição oficial da edição de 32 páginas, Aline afirma que “o objetivo deste projeto é que, através da desconstrução do que é ser e estar doente, o leitor tenha outra visão sobre seu corpo e as doenças que nele habitam”.

Clique aqui para acessar o site de Aline e conhecer o seu trabalho, e aqui para acessar uma entrevista realizada com a ilustradora sobre a zine Condição.