Coordenadora de Biologia recebe título de doutora

Publicado em 17 de abril de 2014 às 19:04

A coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia, professora Sandra Tonidandel, recebeu, no dia 20 de fevereiro, o título de doutora em Educação, tendo, como área de concentração, o ensino em Ciências e Matemática. A recém-doutorada estudou mudanças no aprendizado de ciências por meio da criação e implementação de uma metodologia que estimula habilidades contemporâneas, como a investigação, a criatividade e o trabalho em equipe.

Denominada “Superando obstáculos no ensino e na aprendizagem da evolução biológica: o desenvolvimento da argumentação dos alunos no uso de dados como evidências da seleção natural numa sequência didática baseada em investigação”, a tese propõe o uso de uma sequência didática como referência para professores e alunos. Dois são os pilares conceituais sobre os quais ela se fundamenta: a educação científica amparada na investigação, e a matriz de construção histórica da investigação de Darwin sobre a seleção natural como mecanismo da evolução biológica.

“O ensino por investigação é uma atividade pedagógica moderna e recomendada como forma de melhor desenvolvimento da aprendizagem na área de ciências”, explicou a professora, que trabalhou com alunos da 3ª série do Ensino Médio matriculados em uma escola pública de São Paulo. “Constatamos grandes melhorias na capacidade de argumentação com uso de evidências dos alunos com essa metodologia, e, consequentemente, um aprimoramento na aprendizagem nessa área”, afirmou.

O Colégio recebeu uma cópia da tese, que será disponibilizada na Biblioteca. O trabalho também ficará disponível para download no acervo digital de dissertações e teses da USP.