
O diretor geral pedagógico, prof. Lauro Spaggiari, dá as orientações para 2007 aos professores

O escritor Rubem Alves faz palestra sobre educação na sociedade atual

A orientadora educacional e psicopedagoga, Kátia Chedid, discute Neurociência e processo da aprendizagem
|
Segunda-feira. 29 de janeiro. Portões abertos para o reinício das aulas, alunos ansiosos pelo regresso e curiosos para saber sobre seus novos professores e quais as novas matérias a serem aprendidas. Mas, antes do recomeço de mais um ano letivo, os professores do Colégio Dante Alighieri já estavam se preparando para as aulas com palestras e leituras.
No dia 22 de janeiro toda a equipe do Colégio retornou do recesso e se reuniu para a abertura dos trabalhos do ano letivo de 2007.
Foram três dias em que professores e integrantes das equipes de orientação e direção pedagógica participaram de palestras e discussões referentes aos conteúdos a serem abordados. A qualidade do ensino foi o foco principal dos três dias de trabalho.
No primeiro dia, os professores dividiram-se em 12 grupos, cada um destes com 20 profissionais, a fim de realizarem uma discussão sobre a leitura do texto “Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo”, de autoria do pedagogo português António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa e autor de diversos livros e artigos científicos na área.
Com o texto, os professores puderam refletir sobre questões intrínsecas ao processo de ensino. Nóvoa centra sua abordagem em três grandes dilemas da escola no mundo contemporâneo: “Escola focada no aluno ou na aprendizagem?”, “Escola como sociedade ou comunidade?” e “Escola como serviço ou instituição?”.
O pedagogo defende, ainda, a necessidade de a escola definir estratégias e ter como foco o igual aproveitamento do período escolar por parte de todos os alunos. Segundo o autor, para tanto, é fundamental observar os resultados dos alunos. Além disso, o texto de Nóvoa trata dos desafios para o futuro e da formação dos novos professores.
Logo após a leitura, os professores foram conhecer o novo espaço de eventos do Colégio, localizado no 7º andar do recém-inaugurado anexo ao edifício Michelangelo, onde, para finalizar esse primeiro dia, foi-lhes oferecido um brunch de boas-vindas.
No segundo dia, 23 de janeiro, foi a vez da orientadora educacional e psicopedagoga Kátia Chedid falar aos professores. A orientação educacional fez uma palestra sobre “Neurociência e Educação”. Falou sobre a importância desse estudo para o trabalho desenvolvido em sala de aula. Segundo ela, a neurociência auxilia no processo educacional, uma vez que apresenta “o processo que ocorre no cérebro da criança durante o aprendizado”. Ela diz, ainda, que muitas estratégias abordadas já são utilizados em classe, mas que “é importante que os professores saibam como se dá o processo e por que funciona”. Sempre entusiasmada com o tema dos estudos, a professora acredita que sua palestra tenha servido como “incentivo para que outros professores desenvolvam conhecimento na área e que, com isso, as aulas tenham maior eficácia”.
Nesse mesmo dia, os professores reuniram-se com os assistentes da Diretoria Geral Pedagógica e com os profissionais da Orientação Educacional, com os quais irão compartilhar ações ao longo do ano.
O último dia, 24, foi dividido em dois momentos. Na primeira parte, realizou-se uma reunião dos professores com o diretor geral pedagógico, prof. Lauro Spaggiari, que deu as orientações gerais para o ano letivo de 2007.
Em seguida, o escritor Rubem Alves falou sobre questões da educação em geral, e comentou sobre o trabalho realizado no Dante em particular. Também fez parte de sua fala a preocupação com o papel do professor na sociedade atual, uma vez que os alunos estão cada vez mais cercados de informações.
Para o prof. Lauro, esse tipo de atividade tem extrema importância para a Escola, já que faz com que “os profissionais interajam com o grupo e troquem experiências uns com os outros”. Para ele, é uma troca válida e permite que novas idéias sejam discutidas na Escola.
|