Proposta Pedagógica e Metodologia

Não é só olhando para dentro que encontramos referências para atualizar e aprimorar nossa atuação. Para formular o projeto pedagógico que seguimos hoje, nossa equipe buscou, por meio de cursos, imersões e viagens, as mais inovadoras e consistentes metodologias de ensino do mundo. Uma delas é a STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Math –, uma abordagem que integra várias áreas do conhecimento com a tecnologia e as artes, permitindo que o aluno esteja preparado de forma mais abrangente para o desenvolvimento de habilidades e competências. No Dante, ela foi incorporada com o acréscimo das Ciências Humanas — representadas pela letra S de social ao final: STEAM-S.

Já a Reggio Emilia, proveniente da Itália, destaca-se pelo olhar que prima pela colaboração social e pelo reconhecimento das potencialidades de cada indivíduo desde a primeira infância por meio da escuta, do diálogo e da valorização das experiências como meios de aprendizagem.

O modelo finlandês de educação também nos serve de inspiração: valores como a transversalidade dos saberes, considerando habilidades socioemocionais como fundamentais ao longo da formação dos indivíduos, e a importância do protagonismo e da iniciativa dos alunos, sempre respeitando a individualidade de cada um, também guiam nossas práticas.

Inspirados por essas maneiras de ensinar e considerando a colaboração, a comunicação, a criatividade e o pensamento crítico como competências-chave que devem, necessariamente, ser desenvolvidas e estimuladas em todo o processo de ensino-aprendizagem, elaboramos o nosso jeito Dante de ensinar.

Se o aluno é protagonista de seu processo de aprendizagem, é fundamental que a escola forneça subsídios adequados, e de maneira atraente, para que ele possa fazer suas escolhas ao longo do percurso.

O programa Dante Mobile, que hoje está integralmente inserido na cultura cotidiana do Colégio (e que nos trouxe o título de Apple Distinguished Program), consiste no acesso e compartilhamento de conteúdos em iPads de uso individual de que os alunos dispõem – a cidadania digital plena depende de uma autonomia que só pode se constituir por meio da exploração consciente dos recursos oferecidos por esses aparelhos.

Saiba mais sobre os Laboratórios de Cultura Maker do Dante

Usamos, ainda, técnicas como a flipped classroom, em que as turmas assistem a videoaulas e acessam outros tipos de conteúdo em casa para, em sala de aula, realizarem tarefas, debates e outras atividades a respeito de um tema; e temos os espaços makers, como o Espaço de Criatividade e o Fab Dante, em que a “mão na massa” amplia horizontes e aprofunda conhecimentos por meio da prototipagem e da fabricação digital, garantindo um ambiente mais fértil para a consolidação do PBL (Project-Based Learning, a aprendizagem por projetos).

Em todos os processos, o professor ocupa um lugar de mediação, em que não detém todo o saber e nem sempre traz respostas, mas orienta os alunos, a partir das ferramentas e do conteúdo que domina, de maneira que eles sejam capazes de buscar mais informações, bem como formular novas questões e estratégias de resolução de problemas.

Nesse contexto, a tecnologia é, para nós, linguagem cotidiana. Nosso Colégio é pioneiro nos investimentos na área: equipado com laboratórios e dispositivos modernos e renovados sempre que necessário, o Dante também está preocupado com o uso consciente desses recursos. Promovemos a exploração desse cardápio de possibilidades entre os alunos, considerando sempre, previamente, os reais benefícios na utilização de cada ferramenta em cada situação de aprendizagem.

Missão – Visão – Princípios e Valores

O Colégio Dante Alighieri tem como MISSÃO promover o desenvolvimento humano de seus alunos, alicerçado em uma base científica e humanística de excelência, preparando-os para  atuarem com responsabilidade em uma sociedade de rápidas mudanças e construírem um  mundo melhor e mais justo.

Nossa VISÃO é ser uma escola de referência pela alta qualidade na educação, aliando os  melhores valores da tradição e da contemporaneidade, e integrando uso e desenvolvimento de  recursos tecnológicos.

Para isso, estamos apoiados em nossos PRINCÍPIOS E VALORES, que são Respeito,  Alteridade, Responsabilidade, Colaboração, Pioneirismo, Inovação, Ética, Excelência e  Internacionalização

DIREÇÃO EDUCACIONAL

Prof. Jackson Farias
História, Sociologia e Filosofia