Português Italiano English Español
Home / Conheça o Colégio

Museu de História Natural

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus

Ao longo de 100 anos, entre 1911 e 2010, o Colégio Dante Alighieri adquiriu, por meio de diversas doações, exemplares de fósseis, esqueletos, animais taxidermizados e material biológico conservado. Essas peças eram, então, utilizadas pelos professores como ferramenta complementar ao ensino-aprendizagem nas aulas de ciências e biologia da instituição.
Em 2011, em decorrência da grande quantidade de peças e exemplares adquiridos, providenciou-se um local para o armazenamento de tais objetos, estabelecendo-se assim o novo Museu de História Natural do Colégio Dante Alighieri.
Os parâmetros necessários e exigidos para que o local se estabelecesse como uma instituição museológica foram atendidos de acordo com o Estatuto de Museus, conforme Lei nº 11.904, de janeiro de 2009, e pelo seu enquadramento na regularização do plantel de animais vivos, conforme Instrução Normativa 169, de 20 de fevereiro 2008, bem como pela aprovação de órgãos ambientais responsáveis pela fiscalização e autorização da fauna silvestre nativa e exótica (Ibama e Secretaria do Meio Ambiente).

 

Atualmente, a coleção em exposição e o acervo do museu estão sendo organizados e catalogados por uma equipe de biólogos e taxonomista do Colégio. São mais de mil peças que oferecem acesso a várias vertentes do conhecimento (Quadro 2):

As portas do museu permanecem abertas diariamente aos alunos (para ministração de aulas e visitas), pais e demais funcionários do Colégio. Visitas de público geral somente com agendamento.

MANTENEDOURO DO COLÉGIO DANTE ALIGHIERI

Um mantenedouro consiste em um empreendimento autorizado pelo Ibama e SMA (Secretaria do Meio Ambiente) com a finalidade de criar e manter espécimes da fauna silvestre em cativeiro, de acordo com a Instrução Normativa 169, de 20 de fevereiro de 2008 – MMA (Ministério do Meio Ambiente).
Sem fins lucrativos, o mantenedouro do Colégio Dante Alighieri visa primar o bem-estar dos animais (exóticos, nativos ou domésticos) e educar o público sobre o compromisso e a importância da preservação do meio ambiente.
Em nosso mantenedouro, constam os seguintes animais: peixes e demais organismos de água doce e salgada, anfíbios (sapo, rã e salamandra), répteis (iguana, dragão-barbado, serpentes, lagartixas, teiú, jabutis e cágados), aves (calopsitas), aranha, escorpião, cutias e esquilos-da-Mongólia. Alguns desses animais estão identificados abaixo:

 

INFORMAÇÕES, RESERVAS E VISITAS MONITORADAS

O Museu de História Natural e o mantenedouro do Colégio permanecem abertos de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30. Nos fins de semana e feriados, permanecem fechados, exceto por ocasião de eventos especiais.
As visitas monitoradas objetivam promover orientação ao visitante durante sua estadia no museu, proporcionando diálogos e reflexões sobre conceitos como evolução, biodiversidade, conservação, sustentabilidade, classificação taxonômica, entre outros. Elas são gratuitas e devem ser previamente agendadas.
Para agendamento e reserva de visita monitorada, encaminhar solicitação para o e-mail: museu@cda.colegiodante.com.br

EQUIPE

Coordenador do Museu de História Natural
Emerson Boaventura

Equipe de Biólogos
Ana Maria Thiago de Souza
Ana Paula Fioretti
Bruno Mathias
Gabriela Batista
Giovana Castro Oliveira
Lygia Spaulussi Amaral
Milena Nepomuceno Oliveira
Roberto Gomes Padilha