Português Italiano English Español
Home / Conheça o Colégio

Museu de História Natural

Ao longo de 100 anos, entre 1911 e 2010, o Colégio Dante Alighieri adquiriu, por meio de diversas doações, exemplares de fósseis, esqueletos, animais taxidermizados e material biológico conservado. Essas peças eram, então, utilizadas pelos professores como ferramenta complementar ao ensino-aprendizagem nas aulas de ciências e biologia da instituição.
Em 2011, em decorrência da grande quantidade de peças e exemplares adquiridos, providenciou-se um local para o armazenamento de tais objetos, estabelecendo-se assim o novo Museu de História Natural do Colégio Dante Alighieri.
Os parâmetros necessários e exigidos para que o local se estabelecesse como uma instituição museológica foram atendidos de acordo com o Estatuto de Museus, conforme Lei nº 11.904, de janeiro de 2009, e pelo seu enquadramento na regularização do plantel de animais vivos, conforme Instrução Normativa 169, de 20 de fevereiro 2008, bem como pela aprovação de órgãos ambientais responsáveis pela fiscalização e autorização da fauna silvestre nativa e exótica (Ibama e Secretaria do Meio Ambiente).

Atualmente, a coleção em exposição e o acervo do museu estão sendo organizados e catalogados por uma equipe de biólogos e taxonomista do Colégio. São mais de mil peças que oferecem acesso a várias vertentes do conhecimento (Quadro 2):

As portas do museu permanecem abertas diariamente aos alunos (para ministração de aulas e visitas), pais e demais funcionários do Colégio. Visitas de público geral somente com agendamento.

MANTENEDOURO DO COLÉGIO DANTE ALIGHIERI

Um mantenedouro consiste em um empreendimento autorizado pelo Ibama e SMA (Secretaria do Meio Ambiente) com a finalidade de criar e manter espécimes da fauna silvestre em cativeiro, de acordo com a Instrução Normativa 169, de 20 de fevereiro de 2008 – MMA (Ministério do Meio Ambiente).
Sem fins lucrativos, o mantenedouro do Colégio Dante Alighieri visa primar o bem-estar dos animais (exóticos, nativos ou domésticos) e educar o público sobre o compromisso e a importância da preservação do meio ambiente.
Em nosso mantenedouro, constam os seguintes animais: peixes e demais organismos de água doce e salgada, anfíbios (sapo, rã e salamandra), répteis (iguana, dragão-barbado, serpentes, lagartixas, teiú, jabutis e cágados), aves (calopsitas), aranha, escorpião, cutias e esquilos-da-Mongólia. Alguns desses animais estão identificados abaixo:

INFORMAÇÕES, RESERVAS E VISITAS MONITORADAS

O Museu de História Natural e o mantenedouro do Colégio permanecem abertos de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30. Nos fins de semana e feriados, permanecem fechados, exceto por ocasião de eventos especiais.
As visitas monitoradas objetivam promover orientação ao visitante durante sua estadia no museu, proporcionando diálogos e reflexões sobre conceitos como evolução, biodiversidade, conservação, sustentabilidade, classificação taxonômica, entre outros. Elas são gratuitas e devem ser previamente agendadas.
Para agendamento e reserva de visita monitorada, encaminhar solicitação para o e-mail: museu@cda.colegiodante.com.br

Coordenador do Museu de História Natural
Emerson Boaventura