Concorso di Videoclip chega ao 10º ano e enfatiza protagonismo dos alunos

Publicado em 1 de dezembro de 2016 às 16:09

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram, em 25 de novembro, da cerimônia de apresentação e premiação do Concorso di Videoclip, competição na qual os dantianos escolhem uma música em italiano, escrevem suas impressões sobre a canção, elaboram um roteiro e gravam cenas que contextualizem o conteúdo da letra.

Este é o décimo ano em que o concurso é realizado, e, como de costume, a proposta foi dar mais autonomia aos estudantes, que não só trabalharam com a produção de conteúdo, como também apresentaram o evento. A coordenadora do Departamento de Italiano, professora Angela Angoretto, explicou que esse trabalho sempre foi uma maneira de os alunos estudarem a língua sem precisarem recorrer a atividades tradicionais em sala de aula. “A ideia é não ficarmos só na tradução de conteúdo. Eles precisaram escolher as músicas, interpretá-las e usar a criatividade para elaborar o produto final”, explicou.

“No começo, os alunos usavam trechos de vídeos e fotos disponíveis na internet. Agora, eles já são os protagonistas dos vídeos, tanto em termos de atuação quanto no tocante à roteirização e às filmagens”, disse a professora, acrescentando que cada uma dessas etapas é avaliada pelo corpo de jurados, composto não só por professores do Departamento de Italiano, como também por professores convidados que entendem a língua, entre os quais integrantes do corpo docente do Departamento de Tecnologia Educacional, que há anos colabora com a realização do concurso.

“Cada ano que passa, os alunos parecem mais aptos a usar os recursos audiovisuais”, complementou a professora Angela. Com isso, segundo ela, os professores limitaram sua própria atuação, dedicando-se apenas a dar orientações básicas para o aprimoramento do trabalho dos alunos.

Além dos três alunos que apresentaram o evento, o Concorso contou com a participação de sete alunos da banda Altos Baixos, que tocaram nos intervalos entre as atividades. Em reconhecimento às diferentes tarefas dos alunos na produção dos vídeos, vários prêmios foram oferecidos, entre os quais o prêmio de primeiro lugar de acordo com o júri técnico – o prêmio mais importante –, de melhor making of, edição, figurino, fotografia, roteiro e de melhor vídeo de acordo com o voto popular, além dos prêmios de melhor ator e melhor atriz.

Confira, a seguir, a lista das produções premiadas:

1o lugar júri técnico – I Bambini Fanno Ooh
Carolina Chaves Ferrari de Lima, Isabella Novellino Loschiavo, João Pedro Resende Matos, Rafaela Barbuda Gradin, Raphael Augusto Silva Giannattasio, Vittoria Castelli Smilari Iacovini (além do ator convidado Gustavo Novellino Loschiavo)

Melhor making of – Andiamo a Comandare
Breno Rudella Tonidandel, Bruno Martelli de Freitas, Diego Boya Barcellos, Enrico L´Abbate, Luca Atroch Barbuti, Pedro Silveira Prodonoff

Melhor Edição – Il Muro del Suono
André Luiz Rodrigues Caetano, Daniel Pinato Lino,Felipe Orsi Mendes,Gabriel Lobo de Oliveira, Thiago Schwartz Machado, Victor Augusto de Paula Guimarães

Melhor Edição – Roma – Bankok
André de Oliveira Lima e Silva, Davi Perides Roizman, Jean Louis Teppet Filho, Luiza Oppermann Oliveira, Melissa Tambosi Baseman, Rafael Coelho Possik

Melhor Figurino – Strani Amori
Ana Beatriz Barbosa Casolaro, Ana Beatriz Nardeli Pinto, Maria Carolina Bento Cicaroni Gibelli, Maria Júlia Candian Carvalho, Yanly Kassin Erh, Isabella Sadakata Takara

Melhor Fotografia – Che Sarà