Com inovações, Dante realiza 19ª Feira de Ciências

Publicado em 18 de novembro de 2014 às 13:07
Categorias: ,

Norteado pelo lema “mentes brilhantes construindo ideias inovadoras e soluções criativas para um mundo sustentável”, o Colégio Dante Alighieri realizou, em 8 de novembro, sua 19ª Feira de Ciências e Tecnologia. A edição de 2014 foi marcada por diversas inovações, sendo uma das principais a participação do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Até 2012, a Feira de Ciências e Tecnologia, evento bienal, consistia na apresentação de trabalhos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 1ª série do Ensino Médio – ainda que, naquela ocasião, estudantes do 4º e do 5º ano complementar também tenham participado. Já na edição de 2014, estabeleceu-se que todas as salas do 2º ao 5º ano do Fundamental teriam representantes no evento. Assim, foram abertas inscrições para as crianças que quisessem colaborar e, em seguida, realizou-se um sorteio para definir os dantianos que mostrariam suas pesquisas.

“O que eu destacaria dessa Feira de Ciências é o fato de que, pela primeira vez, ela atingiu quase todos os alunos da Escola, visto que abrangeu do 2º ano do Ensino Fundamental à 1ª série do Ensino Médio, além dos integrantes do programa Cientista Aprendiz (o que inclui alunos que podem estar até na 2ª série do Médio). Ou seja, foram cerca de 2 mil estudantes envolvidos diretamente em uma manhã ligada a ciências, investigação científica, tecnologia e resolução de problemas”, afirmou a professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia e do Cientista Aprendiz.

A professora Silvana Leporace, diretora-geral pedagógica, destacou a preocupação do Colégio em proporcionar uma formação científica aos estudantes. “Este ano, tivemos a felicidade de contar com as crianças do Fundamental I na Feira. Esses alunos começaram a realizar atividades de investigação científica no ano passado, buscando levantar hipóteses, investigar. Iniciativas assim mostram um trabalho realmente contínuo da Escola no sentido de integrar os conhecimentos. Ou seja, o ensino científico começa com os pequenos e vai até o Ensino Médio, o que configura um grande ganho na formação dos alunos”, explicou.

Pode-se dizer que a Feira encerrou uma semana voltada para a exploração do conhecimento científico e tecnológico no Dante. Isso porque, na segunda-feira, 3 de novembro, foi realizada a sexta edição do Simpósio de Pré-Iniciação Científica do Cientista Aprendiz. Na ocasião, alunos integrantes do programa expuseram 49 trabalhos desenvolvidos individualmente ou em grupo no decorrer do ano. Algumas das premiações para as melhores pesquisas do simpósio, por sua vez, aconteceram em outro importante evento: a palestra do dr. Jorge Elias Kalil Filho, diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (InCor) e do Instituto Butantan, que abriu as atividades do sábado, 8 de novembro.

A feira

Os alunos do 2º ao 5º ano apresentaram seus trabalhos juntamente com os do 6º ano no pátio do edifício Michelangelo. Entre as pesquisas expostas no local, havia temas como a influência das cores nos batimentos cardíacos e o uso de materiais reciclados para a produção de brinquedos educativos e instrumentos musicais.

Já no ginásio e nas salas de esportes foram instalados os stands do 7º ao 9º ano, além dos trabalhos dos alunos do Cientista Aprendiz e do Grupo de Astronomia do Colégio Dante Alighieri (GACDA). Aliás, a presença do grupo de astronomia foi mais uma das novidades da feira de 2014. Contando com a presença do astrônomo Marcos Calil – um dos colaboradores do projeto de educação espacial na Escola –, os alunos apresentaram trabalhos com temas como o ensino de conceitos de astronomia para deficientes visuais e formas de aproximar crianças e jovens da astronomia.

Já os alunos do 7º ao 9º ano exibiram trabalhos com temáticas variadas, mas todas muito interessantes – como um novo modo para aplicar insulina, uma carteira escolar adaptável para uma melhor ergonomia do aluno e o uso da música para viabilizar o desenvolvimento da fala em crianças autistas.

As salas e o ginásio de esportes ainda abrigaram o estúdio da TV Dante, uma sala para convidados e avaliadores e o espaço InCiência, onde foi lançada a quarta edição da revista de mesma nome – a organização da feira distribui exemplares da publicação aos visitantes da feira.

Sob a marquise da Colmeia, um grande espaço foi montado para abrigar os stands da 1ª série do Ensino Médio. Os trabalhos desses alunos envolveram uma parceria dos departamentos de Ciências da Natureza e Biologia e de Geografia, por meio do projeto “Alguns retratos do Brasil: reflexões sociais, econômicas, culturais e ambientais”. Assim, os estudantes deveriam fazer algum projeto relacionado a quatro cidades estudadas: Paranapiacaba-SP, Lagamar-SP, Rio de Janeiro-RJ e Brasília-DF. Dessa forma, surgiram pesquisas que abordavam assuntos como reciclagem de lixo orgânico, geração de energia, transportes, reaproveitamento da água, entre outros.

Também na estrutura montada sob a Colmeia foi instalado o Espaço de Biotecnologia: Laboratório de Multiplicação de Plantas, reservado especialmente para os trabalhos do grupo do Cientista Aprendiz que trabalha com clonagem de orquídeas da espécie Catasetum fimbriatum. “É uma área importante, pois trabalha com tecnologia de ponta”, destacou a professora Sandra Tonidandel.

O público que compareceu ao evento ainda pôde eleger os melhores trabalhos dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 1ª série do Ensino Médio – na frente do edifício Galileo havia computadores para que as pessoas votassem.

Premiação

O anúncio dos trabalhos premiados no VI Simpósio de Ciências do Cientista Aprendiz (incluindo os que receberam credenciamento para grandes feiras de ciências) e na 19ª Feira de Ciências marcou a última parte do evento. Além da escolha do júri popular, cabe destacar que uma pesquisa ganhou a honraria “InCiência”, o que dá direito ao seu autor de visitar a Google (inclusive, entre os avaliadores dos projetos da feira, havia funcionários da empresa de tecnologia).

A bateria da Acorde, ONG parceira do Colégio nos projetos AcorDante e Acorde Dante em Foco, se apresentou para fechar a 19ª feira. Satisfeita com o grande público que compareceu ao Colégio e com o envolvimento dos alunos, a professora Sandra Tonidandel comemorou o resultado do evento.

“É uma grande alegria ver professores e alunos produzindo ações criativas e conhecimento para transformar o mundo. O protagonismo dos estudantes é muito importante para seu desenvolvimento, pois eles apresentam sua produção dentro de um processo pedagógico, exercitando as competências necessárias para o cidadão do século XXI, como a preocupação com a sociedade e a resolução de problemas”, avaliou a professora Sandra Tonidandel.

A diretora-geral pedagógica, Silvana Leporace, ressaltou a intensa participação das famílias no evento. “A Feira de Ciências e Tecnologia sempre é um momento de compartilhamento de conhecimento para toda a Escola. Todos se envolvem: os alunos, que apresentam um trabalho feito ao longo do ano; os pais, que contribuem com o trabalho dos filhos e os prestigiam no dia do evento, além do importante trabalho dos professores e funcionários”, disse.

Confira abaixo os premiados no VI Simpósio de Pré-Iniciação Científica do Cientista Aprendiz e na 19ª Feira de Ciências e Tecnologia:

Premiação do VI Simpósio de Pré-Iniciação Científica do Cientista Aprendiz

Prêmio Inovação Jorge Kalil: melhor projeto Cientista Aprendiz segundo avaliadores do Simpósio: “Busca por novas moléculas envolvidas no escape tumoral: modulação do FASDL (CD95l) por mediadores lipídicos em linfócitos fase 1″, (aluna Giulia Maria Ramella). Orientadora: Carolina Lavini Ramos

Categoria Humanas 2: “Novas Experiências: Um Desafio para Todos”, (alunas Giuliana Mason Purchio e Ornella Pileggi Malafaia). Orientadora: Regina Marcók.

Categoria Humanas 1:
 “TPM: Tempo Para Mudanças III”, (aluna Ana Carolina Paixão De Queiroz). Orientadora: Sandra Tonidandel.

Categoria Astronomia: “Ensino de Conceitos de Astronomia para Deficientes Visuais” (alunas Bárbara Pastori Gustineli e Mariana Veiga Boteon). Orientador: Eraldo de Oliveira

Categoria Exatas 2:
 “Lavandenergia: Aproveitamento de água utilizada por lavanderias de prédio para geração de energia” (alunos João Pedro Cipolla Petri e João Pedro Pereira Formicola). Orientador: Eraldo de Oliveira

Categoria Exatas 1: “Controle Termo Polar: Regulação de Temperatura por Meio de Filtros Polarizadores”, (alunos Gabriel Mathias Rosenfeld e Pedro Casara Luz). Orientador: Eraldo de Oliveira

Categoria Engenharia 2: “Reaproveitando o Calor produzido pelo Aparelho de Ar Condicionado”, (aluno Luca Amaral Cepolina). Orientador: Eraldo de Oliveira

Categoria Engenharia 1:
 “Buscando Aplicações para o Efeito Leidenfrost”, (alunos Matheus Gasparetto Inserra e Pedro Lages Mansur Valdetaro). Orientador: Eraldo de Oliveira

Categoria Meio-Ambiente:
 “Rede Biossorvente: Filtro de Retenção de Metais Pesados com o uso de Casca de Banana”, (alunas Isabella Venna Lembo e Luiza Barreto Andrade). Orientadora: Sandra Tonidandel

Categoria Saúde 2: “Utilização do Curare em Substituição ao Botox para o Tratamento Fisiológico de Músculo Tensionado”, (aluna Giovanna Ribeiro Tirelli). Orientadora: Carolina Lavini

Categoria Saúde 1: “Seguindo as Pistas das Mucinas”, (aluna Juliana Martes Sternlicht). Orientadora: Carolina Lavini Ramos

Categoria Biologia Geral 2: “Cafenergizando Catasetum fimbriatum: Uso da Borra do Café como auxílio do Crescimento de Orquídeas”, (alunos André Navarro, João Victor Ramos e Felipe Camargo). Orientadora: Nilce de Angelo

Categoria Biologia Geral 1:
 “Busca por Novas Moléculas Envolvidas no Escape Tumoral: Modulação do FASL (CD95l) por Mediadores Lipídicos em Linfócitos Fase 1” (aluna Giulia Maria Ramella). Orientadora: Carolina Lavini Ramos

Projetos do Cientista Aprendiz selecionados para as vagas de feira afiliada:

Credenciamento FEBRACE 2015:
“Busca por Novas Moléculas Envolvidas no Escape Tumoral: Modulação do FASL (CD95l) por Mediadores Lipídicos em Linfócitos Fase 1”, (aluna Giulia Maria Ramella). Orientadora: Carolina Lavini Ramos

“TPM: Tempo Para Mudanças III”, (aluna Ana Carolina Paixão De Queiroz). Orientadora: Sandra Tonidandel

Credenciamento MOP (Mostra Paulista de Engenharia e Ciências):
“Busca por novas moléculas envolvidas no escape tumoral: modulação do FASDL (CD95l) por mediadores lipídicos em linfócitos – fase 1”, (aluna Giulia Maria Ramella). Orientadora: Carolina Lavini Ramos
“Função dos números primos”, (aluno Marcelo Soares Campos). Orientador: Diogo dos Santos
“Rede Biossorvente”, (alunas Luiza Andrade e Isabella Lembo). Orientadora: Sandra Tonidandel
“Aclimatação de orquídeas do gênero Catasetum”, (alunas Marina Anuardo e Carolina Rector). Orientadores: Nilce de Angelo e Fernando Campos de Domenico

Projetos selecionados para serem publicados na Revista InCiência:
“Rede Biossorvente”, (alunas Luiza Andrade e Isabella Lembo). Orientadora: Sandra Tonidandel

“Cafenergizando—Catasetum fimbriatum: uso da borra de café como auxílio no crescimento de orquídeas”, (alunos André Navarro, João Victor Ramos e Felipe Camargo). Orientadores: Nilce de Angelo e Fernando Campos de Domenico

Prêmios concedidos na 19ª Feira de Ciências e Tecnologia:

Prêmio “Jorge Kalil”: 1ª série EM. Certificado e credenciamento para o programa “A Caminho da Universidade—Currículo Internacional”: 
“Ciano solução – uma solução eficaz e efetiva para a diminuição de cianobactérias” (alunos Bianca Kaloussie; Bruna G. Paiva; Carolina G. Marinoni; Felipe V. Di Biase; Letícia Koller; Noemi A. C. Savelkoul; Pedro P. Mandarino; Ricardo C. Salomão). Orientadora: Nilce de Angelo

Prêmio Inovação Dante InCiência: 1ª série Ensino Médio:
“Ecoteto”, (alunos Arthur Fonseca, Dante Rovere, Fernando Rossi, Filippo Messina, Maria Eduarda Freitas). Orientadora: Nilce de Angelo

Júri Popular

1ª série do Ensino Médio:
“Combate ao desmatamento”, (alunos Matheus Campos, Rafael Sousa, João Pedro Malta, Danilo Amato, Luis Simonsen, Pietro Zaffalon). Orientador: Peterson Lásaro Lopes

9º ano Fundamental:
1º lugar: “Café: bebida ou corante?”, (alunos Alexandre Boschiero Kumruyan, Francesco Bizzocchi Barcelos Felix, Gustavo Guerreiro Martinho da Cunha Sales, Henrique Miele Xavier, Lucas de Gouveia Pestana Travassos de Menezes, Marco Fabio Tommasini Coelho). Orientadora: Mara Cristina Pane

2º lugar: “Troque seu filtro – use borra de café”, (alunas Ana Carolina R. Catelli; Julia R. Vasconcellos; Lara C. Feres; Marianna N.J. de Arantes; Victoria E.M. de Araújo; Viviane N. Araf). Orientadora: Mara Cristina Pane

8º ano Fundamental:
“A memória relacionada aos 5 sentidos”, (alunos Amanda B. Colloca, Ana Luísa R. Pirró, Giovanna M. Barone Nucci, Giulia V. Pagliuso, Marcelo Bastos L. Ferreira, Maria Eduarda Della Casa de Assis, Rafael da Cruz P. Munhoz). Orientador: Fernando Campos De Domenico

no images were found

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!