Colégio realiza obras de infraestrutura nas férias

Publicado em 17 de dezembro de 2014 às 12:50

O Colégio Dante Alighieri aproveitará as férias escolares entre o fim de 2014 e o início de 2015 para promover obras de infraestrutura. Desde a reforma da biblioteca, passando pela conservação de seus edifícios até a elaboração de projetos de educação ambiental, a Escola busca aperfeiçoar o uso de seus espaços por alunos e funcionários.

Desde o fim de novembro, a biblioteca, por exemplo, passa por obras de ampliação e modernização. De acordo com Marilda Mitsui, bibliotecária-chefe, com o crescimento do número de alunos do Colégio nos últimos anos, surgiu uma demanda por mais espaços, principalmente no setor infantil – uma vez que os professores utilizam muito o local para realizar atividades com classes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. “Hoje temos uma grade de aulas na biblioteca”, afirma Marilda, lembrando que o local havia passado pela última reforma entre o fim de 2000 e o início de 2001.

Assim, o espaço que abrigava o laboratório de ciências no edifício Victório Americo Fontana agora servirá a uma ampliação da sala do conto. A biblioteca central (voltada para alunos do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio) também será modernizada.

Isso porque, além da necessidade de ampliar o espaço, o Dante busca uma mudança de concepção de biblioteca, como atesta a professora Silvana Leporace, diretora-geral pedagógica. “Não queremos mais algo estático. Então, haverá mudança no design da biblioteca para trazer uma nova proposta pedagógica. Queremos criar um espaço de convivência, onde os alunos vão por prazer, para buscar novas leituras. O objetivo é instigar a curiosidade do estudante, incentivar a leitura e, consequentemente, a prática da escrita e da criatividade”, explica.

Para concretizar a ideia da formação de um espaço de convivência, serão instalados sofás, ampliando, assim, a sensação de informalidade. “Esperamos que os alunos circulem, tenham fácil acesso ao acervo, que sejam mesmo motivados a se apaixonarem pelos livros”, diz a professora Silvana, destacando que há projetos para realizar diversas aulas no local – de fato, segundo Marilda Mitsui, a intenção é expandir as atividades pedagógicas regulares na biblioteca até o 7º ano do Ensino Fundamental (hoje, o trabalho é realizado até o 5º ano). A reinauguração da biblioteca está prevista para o início de março de 2015.

Quanto ao laboratório de ciências retirado do edifício Victório Americo Fontana, este será implantado no edifício Michelangelo, em um local onde antes existia um laboratório de informática. De acordo com a professora Silvana, o novo espaço priorizará o estímulo à investigação científica.

“Hoje, no Colégio, trabalhamos com investigação científica desde o Ensino Fundamental I. Então, buscamos um formato de laboratório que incentive os experimentos e desperte a curiosidade pela ciência. Queremos desenvolver habilidades, metodologia e capacidade de resolução de problemas”, diz. “Os alunos ficam encantados, amam trabalhar com experimentação, sendo motivados a aprender coisas. E isso vem ao encontro de um dos nossos objetivos, que é o protagonismo estudantil”, completa.

Educação ambiental

O Colégio também tem realizado obras voltadas à sustentabilidade. Durante o segundo semestre de 2014, o espaço destinado à coleta seletiva foi reestruturado: trocaram-se o piso e as baias, foram colocadas lajes e melhorou-se a iluminação.

Logo acima, criou-se um espaço de descanso para os funcionários, com bancos e plantas. Ao lado, há um ambiente que, devidamente coberto com piaçava (geralmente usada em quiosques), funcionará como uma unidade de compostagem – processo de transformação de resíduos orgânicos em substâncias ricas em nutrientes.

Atualmente, no local, há uma composteira isotérmica, onde os resíduos orgânicos produzidos no Dante (cerca de 300 kg/dia) são transformados em adubo. Em breve, serão utilizadas mais duas composteiras: uma com minhocas (constituindo um minhocário) e outra com enzimas que aceleram o processo de compostagem.

O adubo produzido na compostagem será utilizado nos jardins do Colégio e na horta orgânica que, a partir de janeiro, começará a ser construída no teto do edifício Ruy Barbosa. “A ideia é criar um local para educação ambiental. Queremos fazer um espaço para os alunos, um laboratório de pesquisa e atividades, enfim, para os dantianos explorarem os ambientes didaticamente”, explica Joaquim Félix Neto, gerente de Almoxarifado e Patrimônio, responsável pelos projetos ambientais do Colégio.

Nesse contexto de educação ambiental, Joaquim ressalta que a ideia do Dante é estabelecer parcerias com ONGs e coletivos para a realização de projetos de compostagem, bem como aulas e oficinas relacionadas ao meio ambiente.

Lavagem da fachada

Outra iniciativa a ser realizada entre o fim de 2014 e o início de 2015 está relacionada com a conservação dos prédios do Colégio. Assim, a fachada do edifício Ruy Barbosa será lavada e suas pastilhas passarão por um rejuntamento.

Márcio Usmari, gerente de Compras e Manutenção em Geral, destaca que a lavagem da fachada será feita com a água retirada do poço artesiano do Colégio, que é devidamente regularizado. “Toda a água que utilizamos no Colégio, desde 1999, vem do nosso poço artesiano”, afirma.