PROJETOS

Cadeira de rodas movida a eletricidade de Piezoelétricos
Piezoelectric Electric powered Wheelchairs

Aluno(a): Diogo Cuono Alves Pereira
Prof.(a) Orientador(a): Cristiane Rodrigues C. Tavolaro
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2018

Premiações

Resumo

Existem no mundo por volta de 131 milhões de pessoas com deficiência que precisam usar cadeira de rodas. Ao andar de cadeira de rodas, um cadeirante se cansa muito, pois precisa repetidamente girar as rodas com os braços e mãos. Uma cadeira de rodas elétrica pode melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Porém, além de custosa, a recarga da bateria também implica em custos para o usuário. Nossa proposta é adicionar piezoelétricos às rodas e conectá-los à bateria para gerar energia elétrica que será transmitida ao motor, proporcionando conforto por um baixo custo. O cristal piezoelétrico produz uma diferença de potencial ao variarmos a pressão mecânica sobre ele. Nos testes com o primeiro protótipo de cadeira com pastilhas de cristal piezoelétrico comerciais nas rodas, obtivemos uma pequena quantidade de energia gerada. Para melhorar a eficiência de geração de energia, passamos a estudar o comportamento de fitas de piezoelétrico. Após testes comparando uma fita e uma pastilha comercial foi possível identificar que a fita é mais eficiente que a pastilha. No momento estamos desenvolvendo o segundo protótipo de cadeira usando a fita de piezoelétrico.

Palavras-chave: Cadeira de rodas; Piezoelétrico; Transformação de Energia.

Abstract

There are around the world 131 million people with disabilities who need to use wheelchairs. When riding a wheelchair, the user gets very tired as he needs to repeatedly turn the wheels with his arms and hands. An electric wheelchair can improve the quality of life of these people. However, in addition to being costly, recharging the battery also entails costs for the user. Our proposal is to add piezoelectric to the wheels and connect them to the battery to generate electricity that will be transmitted to the engine, providing comfort for a low cost. The piezoelectric is a crystal that when we vary the mechanical pressure on it there is the generation of electric energy. In the tests with the first prototype of commercial piezoelectric wheelchair, we obtained a small amount of generated energy. To improve the efficiency of power generation, we began to study the behavior of piezoelectric tapes. After tests comparing a tape and a commercial pastille it was possible to identify that the tape is more efficient than the pastille. We are currently developing the second chair prototype using the piezoelectric tape.

Key-words: wheelchair; piezoelectric; energy transformation.