PROJETOS

Um jogo de empoderamento social para criação de casas em ambientes de vulnerabilidade
A game of social empowerment to create homes in environments of vulnerability

Aluno(a): Marina Martins Malheiros
Prof.(a) Orientador(a): Tiago Bodê
Professora Coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2018

Premiações

Resumo

De acordo com o Atlas da Vulnerabilidade Social, índice que avalia a qualidade de vida nas cidades, 1.981 municípios brasileiros apresentam grande parte da população vivendo em condições precárias, de alta vulnerabilidade. Nesses ambientes, as habitações são predominantemente precárias, destituídas de condições básicas de saúde e higiene, o que resulta em muitos casos doenças e desabamentos. Pensando na qualidade de vida das pessoas, e com base na arquitetura social, o projeto tem como objetivo desenvolver um jogo de tabuleiro que possa auxiliar, de maneira prática, comunidades em situações de risco na elaboração de projetos habitacionais próprios - simples, seguros e confortáveis - desenvolvidos à base de materiais de baixo custo e à partir da auto-organização. Para desenvolvimento do projeto, a metodologia foi dividida em cinco etapas. A primeira delas consistiu no levantamento teórico para aprofundamento do tema. Na segunda fase, por sua vez, foi feito um levantamento e a seleção da mecânica lúdica que será utilizada no design do game. Por fim, a terceira etapa consistiu na criação dos elementos simbólicos que irão compor o tabuleiro. Atualmente, o projeto encontra-se na quarta fase, que se destina ao processo de design do tabuleiro, das cartas dos personagens e a embalagem do jogo. Futuramente, haverá uma análise dos dados adquiridos. Cabe ressaltar que, a princípio, o projeto será desenvolvido com foco em crianças e adolescentes que vivem em situações de risco. Dessa forma, esperamos contribuir com o empoderamento social, o desenvolvimento da autonomia e, principalmente, com a qualidade de vida das pessoas que vivem nessas comunidades.

Palavras-chave: vulnerabilidade social, arquitetura social, jogos

Abstract

According to the Atlas of Social Vulnerability, an index that evaluates the quality of life in cities, 1,981 Brazilian municipalities present a large part of the population living in precarious conditions, which are highly vulnerable. In these environments, the dwellings are predominantly precarious, devoid of basic health and hygiene conditions, which in many cases result in diseases and landslides. Thinking about people's quality of life, and based on social architecture, the project aims to develop a board game that can help, in a practical way, communities at risk situations in the development of their own housing projects - simple, safe and comfortable - developed from low-cost materials and from self-organization. For the development of the project, the methodology was divided into five stages. The first one consisted of the theoretical survey to deepen the theme. In the second phase, in turn, a survey was made and the selection of the ludic mechanics that will be used in the design of the game. Finally, the third stage consisted in the creation of the symbolic elements that will compose the board. Currently, the project is in the fourth phase, which is intended for the design process of the board, the character cards and the packaging of the game. In the future, there will be an analysis of the data acquired. It is worth mentioning that, in principle, the project will be developed with a focus on children and adolescents living in situations of risk. In this way, we hope to contribute to social empowerment, the development of autonomy and, above all, the quality of life of people living in these communities.

Key-words: social vulnerability, social architecture, games