PROJETOS

Estudo das bases moleculares para o desenvolvimento de um método de diagnóstico para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Alunos: Juliana Corio Porto e Julia Assis Azevedo
Prof. Orientadores: Camila Lauand Rizzo e Geisly França Katon
Prof. Coorientador(a): Sandra M. Rudella Tonidandel

Ano: 2017

Premiações

Descrição

Sabe-se que o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é muito comum e pode ser prejudicial a vida de pessoas, por isso deve ser diagnosticado corretamente. Hoje em dia, o reconhecimento da patologia é feito a partir de uma anamnese, levando em conta apenas aspectos comportamentais, o que pode ser confundido com a personalidade. Pensando nisso, queríamos saber como seria possível desenvolver uma análise que levasse em conta aspectos bioquímicos também. Sabendo que o transtorno já foi relacionado com a interrupção da neurotransmissão de dopamina na sinapse no cérebro, chegamos à hipótese de que se observássemos a presença de algumas modificações em genes previamente relacionados com a sinapse de dopamina, como os genes DRD e o DAT, essas modificações estariam mais presentes em pessoas com o diagnóstico do TDAH do que em pessoas sem esse transtorno. Para isso, é preciso a análise sistemática de genes de pacientes voluntários com e sem o diagnóstico de TDAH e relacionar os dados obtidos para propor um método de diagnóstico que leve em conta aspectos bioquímicos.

Palavras-chave: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), aspectos bioquímicos, método de diagnóstico