PROJETOS

Poluição Indoor: avaliação do efeito dose-resposta da exposição à fumaça do cigarro em câmara de fumoutilizando Tradescantia pallida.

Alunos: Eduardo Assunção Praça e Flávio Pelone
Profª. Orientadora: Regina Marques Marcók
Profª Coorientadora: Priscila Iovine

Ano: 2012

Premiações




Descrição

         Exposições ambientais a diferentes níveis de poluição atmosférica têm sido associadas ao aumento de inúmeras doenças. Entretanto, há doenças pulmonares cujo principal fator de desenvolvimento é a exposição à fumaça do cigarro (Biselli et al., 2011). Poluição indoor é o termo utilizado para a poluição em ambientes fechados.
Diversas plantas, comumente denominadas bioindicadoras, têm sido utilizadas para monitorar a poluição ambiental e entre elas, a Tradescantia. Estudos como os de Mariani e colaboradores(2009) comprovam a eficácia desta planta como bioindicadora através da técnica de identificação de micronúcleo para detectar a presença de agentes mutagênicos. Nosso trabalho tem como objetivo a avaliação do efeito dose-resposta da exposição à fumaça do cigarro em câmara de fumo,na freqüência de micronúcleos em Tradescantia pallida. Como parte da metodologia, foi feita a coleta das hastes contendo as inflorescências, preparo das mesmas e a exposição das hastes à fumaça de cigarro em uma câmara de fumo. Para a exposição foram coletadas 100 hastes da Tradescantia com o intuito de encontrar a fase do desenvolvimento correspondente à tétrade jovem. Esta fase é a que antecede a formação do grão de pólen. As hastes foram dividas em 5 grupos experimentais (com 20 hastes cada). Os grupos de exposição foram: 1 controle positivo (solução de formol a 0,2% durante 8 horas), 1 controle negativo  (com água durante 8 horas) e 3 grupos de exposição de 1, 2 e 4 horas. A câmara de fumo funciona à base do efeito venturi que acende o cigarro e aspira a fumaça para dentro da câmara.
A coleta de dados já está completa para parte das hastes e está sendo feita com leitura cega, ou seja, os 5 grupos de exposição foram codificados aleatoriamente como A, B, C, D e E, para que a leitura dos observadores não seja influenciada. As leituras serão finalizadas e os dados analisados até o final do mês de novembro de 2011.