PROJETOS

A Influência de Marcadores na Interpretação de Textos de Divulgação Científica com Adolescentes

Alunas: Carolina Abrusio Carneiro da Cunha e Juliana Silveira Prodonoff
Profª. Orientador(a): Érica C. A. Dell Asem
Profª Coorientador(a): Sandra Maria Rudella Tonidandel

Ano: 2012

Premiações

Descrição

         A Divulgação Científica faz parte de nossas vidas, embora não percebamos. Ela está presente em textos de jornais e revistas que abordam temas científicos. Ela é mais um meio de comunicação muito utilizado nos dias de hoje, mas são poucas as pessoas que conseguem entendê-la. Segundo Meyer (1985), há elementos em um texto que facilitam a interpretação dele. A estes chamamos de marcadores. Acreditamos que, por exemplo, a explicação de conhecimentos pré-requisitados é um marcador que influencia positivamente na interpretação do texto. Neste trabalho, veremos quais desses têm maior eficácia quando utilizados na apresentação de um texto de divulgação científica para alunos de 9º ano de uma escola particular de São Paulo. Para determiná-los, foram aplicados três questionários em uma amostra de 10 alunos (no ano passado) com a idade de 14 ou 15 anos. A partir desse levantamento, o projeto consistirá em três etapas: um pré-teste, que consiste em seis perguntas, testes e dissertativas, com o objetivo de determinar o nível de conhecimentos gerais e de interpretação de texto da amostra; um teste com questões testes e dissertativas sobre um texto de divulgação científica adaptado da revista Ciência Hoje; e um pós-teste, que será uma entrevista semiestruturada com alunos escolhidos aleatoriamente para verificar se as respostas dadas tiveram influência de suas elaborações de texto. O grupo amostral será de 30 alunos de 9º ano, que participarão de forma voluntária das três etapas descritas. No futuro, pretendemos realizar o pós-teste para identificar se a questão é realmente ligada com interpretação de texto ou apenas na redação das respostas.