PROJETOS

Termoelétricas: Um estudo preliminar visando diminuir os efeitos ambientais da poluição térmica

Aluna: Laura Farah Feitoza .
Profo. orientador: Eraldo Rizzo de Oliveira.
Profa. Co-orientadora: Sandra M. R. Tonidandel.
Ano: 2011.

Premiações

Trabalho c ontemplado com bolsa de Iniciação Científica Júnior, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Descrição

As usinas termoelétricas são uma das formas mais comuns para se produzir energia elétrica e serão ainda mais significativas nos próximos anos. Entre os impactos ambientais causados por essas usinas, está a poluição térmica direta. Apesar desse tipo de poluição não ser tão discutido quanto a emissão de carbono por exemplo, ele é muito nociva, pois além de seus próprios efeitos, ela agrava os impactos de outros tipos de poluição. Geralmente, as usinas localizam-se perto de rios e lagos, pois utilizam suas águas no processo de refrigeração. O problema é que depois de ser utilizada a água retorna ao seu local de origem com uma diferença de temperatura, causando potenciais impactos ambientais no ecossistema dos rios. O objetivo do projeto é investigar alternativas de sistemas de refrigeração nessas usinas, que utilizem um volume fixo de água em processo cíclico, minimizando os impactos deste tipo de usina.

Realizamos testes em laboratório utilizando um destilador didático para simular o condensador das usinas termoelétricas. Montamos um sistema que utiliza um pequeno volume de água durante todo o processo de destilação, sem que fosse preciso repor, trocar ou adicionar mais água. Pretendemos aplicar esses mesmos princípios de refrigeração nas usinas termoelétricas, guardadas as escalas de volume e temperatura da água.

Caso esse sistema, que já se mostrou eficaz em laboratório, fosse adaptado para a utilização em usinas termoelétricas, esses empreendimentos parariam de gerar poluição térmica e, após algum tempo, os ecossistemas aquáticos que foram afetados por esse tipo de poluição poderiam voltar ao equilíbrio em que viviam antes da poluição.